Buscar

Utopia, Valor e contradição, alguns problemas da teoria marxista?

💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Nogueira

A utopia é sem dúvidas uns do grandes problemas da teoria de Marx. No papel, muito bonitinho, pena que não levou em consideração a natureza humana, a natureza do próprio animal racional que somos. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A relação entre ambos não continha nenhuma ambiguidade. Desde a publicação de Comunidade & Sociedade (1887) declarava a importância de Marx, o analista que lhe teria desvendado as características do capitalismo, permitindo-lhe fundamentar a teoria da sociedade. Com Marx as expectativas em relação ao proletariado , a visão metodológica do mundo manifestando-se “plenamente de acordo com o princípio básico da concepção materialista da história” e elogiava sua postura analítica, pois, “seguindo o modo dos astrônomos e a ação dos verdadeiros pensadores científicos.


Marx sempre se concentra em descobrir e constatar para os fatos e movimentos aparentes, quais os fatos e movimentos reais”. Numa palavra, considerava-o fundamental, pois, como homem e como pensador, estaria sempre “unindo a luz à sua própria luz”. Talvez se possa resumidamente, em um jargão contemporâneo, externar os fundamentos críticos com que Tönnies se refere a Marx: Eric Hobsbawn descreveu o século XIX como um “longo século”. Contudo, mais que isso, tem-se a impressão de que muitos dos que nele efetivamente viveram perceberam-no como um século permanente.


Os “avanços” da racionalidade ilustrada e sua penetração na política, a revolução industrial, técnica e científica refletem em boa parte da produção filosófica e acadêmica como uma sensação de urgência que a levava menos a analisar a história do que a buscar resolvê-la. Para Marx, como para muitos dos seus contemporâneos racionalistas, o século XIX coroa a história e desemboca na realização da humanidade. Essa concepção de patamar da história, de século definitivo, implica a ausência de uma prospecção mediadora e acaba por incluir na obra elementos díspares, quando não contraditórios, confundindo ou invalidando certas análises e conclusões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais