Buscar

Como descobrir os terminais de um motor monofasico?

.

💡 3 Respostas

User badge image

Gilberto Souza

Vc usa um multímetro, em teste de continuidade, e assim identifica-se os pares dos terminais de cada bobina. Identificado os pares dos terminais, vc escolhe um par e chuta qual é o terminal 1 e qual é o terminal 2. Feito isso, vc agora usando o um amperímetro, vai ligar a fase e o neutro no motor, ligá-lo rapidamente, e medir quanto amperes está dando na partida do motor para identificar corretamente qual é o terminal 3 e qual é o terminal 4.
0
Dislike0
User badge image

Gilberto Souza

Por exemplo, vc identificou uma bobina (aí vc chuta terminal 1 e terminal 2), a outra bobina (terminal 3 e terminal 4). Liga a fase no terminal 1, une os terminais 2 e 3, liga o neutro no terminal 4 e mede com o amperímetro a corrente que está circulando na fase. Se não bater com a do motor, vc inverte o 3 pelotão quatro e mede de novo.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os terminais de um motor monofásico possuem um método de identificação padrão. As extremidades dos enrolamentos de partida e de funcionamento são numeradas para ajudar a identificar e localizá-las quando é necessário instalar ou solucionar problemas nos motores.

Os terminais de enrolamento de partida e partida também podem ser identificados pela quantidade de resistência que cada um possui. Como o enrolamento de partida é feito de muitas voltas de fio muito fino, sua resistência será muito maior que a do enrolamento de funcionamento. Se a identificação do terminal estiver faltando, pode-se usar um teste de continuidade para agrupar os condutores do terminal em bobinas. Então, medindo sua resistência, pode-se comparar as leituras. As leituras mais altas pertencerão aos enrolamentos de partida, enquanto as leituras mais baixas indicam que o enrolamento é o enrolamento de funcionamento. Esta figura também mostra uma tabela com o código de cores para cada um dos condutores do terminal do motor para motores monofásicos.

Os códigos de cores podem ser usados ​​se a identificação do terminal não for usada. Observe que alguns fabricantes identificam seus terminais com marcadores de terminal, de modo que as cores dos fios usados ​​em seus motores não têm significado. Também é importante entender que alguns fabricantes não aderem aos códigos de cores, portanto, é preciso sempre confirmar as marcações do terminal com um teste de ohm.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais