Buscar

Conceituar esqueleto dos pontos de vista estrutural e funcional

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Gomes

O esqueleto humano é composto estruturalmente de tecido cartilaginoso e tecido ósseo, que atuam de forma conjunta para alicerçar o corpo; desempenha funções como: reserva de cálcio, hematopoiese, proteção de órgãos, reserva de fósforo, etc.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolvermos este problema, utilizaremos nossos conhecimentos em Anatomia Humana, especificamente sistem esquelético.

A Osteologia, em sentido restrito e etimologicamente, é o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo inclui o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo — o esqueleto.

O esqueleto pode-se apresentar com todas as peças ou com ossos isolados inteiramente uns dos outros. No primeiro caso fala-se em esqueleto articulado; no segundo, esqueleto desarticulado.

Fazem parte das funções do esqueleto, proteção de órgãos como o coração, pulmão e sistema nervos central através da caixa torácica, crânio e coluna vertebral, respectivamente. Além disso, também tem como função funcionar como um sistema de alavancas que em associação com os músculos causam um deslocamento de todo o corpo ou parte do mesmo. 

Portanto, os ossos são definidos como peças rijas, de número, coloração e forma variáveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais