Buscar

Por que a retração é maior no início e se estabiliza com o passar do tempo?

💡 3 Respostas

User badge image

Julio Cesar Borges Junior

Porque a pega do concreto é um processo exotérmico, ou seja, libera calor. Com isso a perda de água no início é maior, ocorrendo a retração. Por isso a importância de manter o concreto úmido nas primeiras semanas durante a cura.
1
Dislike0
User badge image

Leandro Santos (Léo)

kkk olha a coincidencia te achei aqui. Respondendo tua pergunta:


As retrações são o resultado das tensões existentes em uma concretagem ainda na sua fase de “pega”, pois aqui o concreto não tem a capacidade necessária de absorver as forças resultantes desse fenômeno e ainda, ocorre que nesta fase a perda de água é maior. Como resultado, o concreto estará sujeito a uma retração capaz de danificar, inclusive, a sua ferragem, em alguns casos. Com o passar do tempo o concreto adquire características que fazem com que sua capacidade de absorver tensões causadoras desses fenômenos aumente evitando-as assim.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar um conceito principal, a retração.

Retração é definida como a diminuição de volume do concreto ao longo do tempo, provocada principalmente pela evaporação da água não utilizada nas reações químicas de hidratação do cimento. A retração do concreto ocorre mesmo na ausência de ações ou carregamentos externos e é uma característica comum e natural dos concretos. Pode ser classificada como:

  • Retração plástica: “deve-se à perda de água na superfície do concreto ainda no estado plástico”, ou “redução do volume do concreto fresco, devida à secagem rápida do concreto fresco, quando a taxa de perda de água da superfície excede a taxa disponível de água exsudada (nas lajes)"; e
  • Retração hidráulica (ou por secagem): retração associada à perda de umidade para o meio ambiente.

O principal fator que causa a retração é a evaporação da água inutilizada nas reações, logo, com o passar do tempo, este volume de água inutilizada diminiu, ou é eliminado, e a retração se estabiliza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais