Buscar

Direito Penal do Inimigo, preciso de uma luz !!

Definir, direito penal do inimigo . 

💡 14 Respostas

User badge image

Jedaías Barros

Direito penal do inimigo é uma teoria do direito penal alemão desenvolvida por Gunther Jakobs, sustentada desde 1985 com fundamento em políticas públicas de combate à criminalidade.

O inimigo conforme essa teoria é aquela que rompeu seus vínculos com a sociedade, o que levou ao estado de natureza (conceituado por Kant como o estado de guerra), afirmando que toda a medida imposta conta com o objetivo de neutraliza-lo será de bom alvidre.

De acordo com Almério Vieira de Carvalho Júnior destacando Cancio Meliá: "Para Jakobs deve haver dois tipos de direito. Um que é dirigido ao cidadão, que, mesmo violando uma norma recebe a oportunidade de reestabelecer a vigência desta norma através de uma pena - mas ainda assim, mesmo sendo punido, é punido como um cidadão – mantendo, pelo Estado, o seu status de pessoa e o papel de cidadão reconhecido pelo Direito.

Há porém um outro tipo de Direito, o Direito Penal do Inimigo, que é reservado àqueles indivíduos que pelo seu comportamento, ocupação ou práticas, segundo Jakobs, “se tem afastado, de maneira duradoura, ao menos de modo decidido, do Direito, isto é, que não proporciona a garantia cognitiva mínima necessária a um tratamento como pessoa”, devendo serem tratados como inimigos."

Assim o direito penal do inimigo, nos leva ao ideal de ativismo afirmado por Césare Lombroso, o qual há um criminoso nato, e sendo assim, destaca-se que o inimigo é uma não-pessoa, e por tal motivo deve-se combatê-los através de medidas de segurança, em caráter preventivo, e por essas e outras características tal teoria é um direito penal do autor e não do fato.

Espero ter ajudado, VLWS, FLWS <J>

14
Dislike2
User badge image

Aliny Leitte

Oi Lynda. Eis um artigo muito bom do professor Rogério Greco, espero que ajude. Abraços. http://www.rogeriogreco.com.br/?p=1029

7
Dislike0
User badge image

Lyra

Definir é meio dificil...sobretudo porque o direito penal do inimigo é uma teoria que pode manifestar-se de formas diferentes. O cerne da teoria pode ser sistematizado da seguinte forma: existem cidadãos e inimigos. Para essa teoria os inimigos são violadores do contrato social e, portanto, eles não devem gozar dos direitos e garantias que os cidadãos gozam. Veja que o inimigo não é todo criminoso, o inimigo é aquele criminoso habitual ou aquele que viola determinados bens jurídicos..assim, se você cometer um homicídio culposo na direção do seu veículo você receberá toda a proteção do direito penal, já o fernandinho beira-mar, por exemplo, sofreria a incidência do direito penal do inimigo. Eu disse que é complicado definir o que é direito penal do inimigo porque vocë poderá notar que a doutrina sempre fala de influências ou resquícios do direito penal do inimigo no direito brasileiro e no direito comparado..e você pode ter certeza que o Brasil está muito longe de adotar o direito penal do inimigo nessa forma que te expliquei.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais