Buscar

tenho duvida,o que são paralelos?

💡 3 Respostas

User badge image

Stefany Santos

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nos estudos cartográficos, os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais. Por meio da sobreposição dessas linhas horizontais (latitude) e verticais (longitude), podemos localizar qualquer coordenada geográfica no Planeta Terra.

A latitude e a longitude representam dois conceitos de suma importância para os estudos cartográficos, os quais são utilizados desde a antiguidade. Ambos são medidos em graus, sendo a latitude medida de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S) e a longitude de 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O).


Os Paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.

O paralelo que merece destaque é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero, que divide o planeta em dois hemisférios: norte ou setentrional, representado pela letra N, e sul ou austral, representado pela letra S.

Acima da linha do Equador, são determinadas as latitudes norte (que variam de 0° a 90º), e abaixo, as latitudes sul (que variam de -90º a 0°).

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N);

Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S);

Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N);

Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S);


Os Meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude. Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich, que passa pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Ele possui longitude de 0° e divide o globo em dois hemisférios: ocidental (oeste) e oriental (leste).

À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º), e a oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

O meridiano oposto a Greenwich é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome uma vez que ele determina a mudança de data. Ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

0
Dislike0
User badge image

Hélio Lemos

São linhas imaginarias que passam paralelamente à linha do Equador. E por sua vez dividem o globo em hemisfério norte e sul.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais