Buscar

Qual a diferença entre Ducto Biliar e ramo da artéria dentro da tríade portal?

Histologia -fígado

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Martins

A tríade portal é formada pela artéria hepática, veia porta e ducto colédoco. Ela adentra na base do fígado.
O fígado é composto de pequenas áreas chamadas lóbulos ou segmentos hepáticos, onde cada uma possui uma “tríade portal interlobular” composta por um ramo da artéria hepática, um ramo da veia porta e um ducto biliar. Um ducto biliar é qualquer uma das diversas estruturas tubulosas longas que carregam a bile. A bile, necessária para a digestão da comida, é excretada pelo fígado e sai por ele através do ducto hepático, que se une ao ducto cístico (carregando a bile da e para a vesícula biliar) para formar o ducto biliar comum, que se abre no intestino delgado.

Espero que ajude a voce diferenciar as suas funções.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O fígado produz cerca de 500 a 600 ml de bile diariamente. A bile é isosmótica em relação ao plasma e é formada principalmente por água, eletrólitos, mas também outros compostos orgânicos: sais biliares, fosfolipídios (na maior parte lecitina), colesterol, bilirrubina e outros compostos produzidos pelo organismo ou ingeridos, como proteínas, que regulam a função do trato digestório e drogas ou outros metabólitos.


A maioria dos casos de obstrução biliar são resultado de cálculos biliares. Isso significa que as mulheres são mais propensas a ter obstrução biliar do que os homens.


O esfíncter de Oddi circunda ambos os ductos; cada ducto tem seu próprio esfíncter. A bile, em circunstâncias normais, não reflui para o ducto pancreático. Esses esfíncteres são altamente sensíveis a colecistocinina e a outros hormônios intestinais (p. ex., o peptídio liberador de gastrina) e a alterações no tônus colinérgico (p. ex., anticolinérgicos).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais