Buscar

CASO CLÍNICO 01. C.L.M é levado às pressas ao hospital após ter ingerido o conteúdo de uma lata de inseticida organofosforado tentando suicídio

CASO CLÍNICO 01. C.L.M é levado às pressas ao hospital após ter ingerido o conteúdo de uma lata de inseticida organofosforado numa tentativa de suicídio. Ao chegar ao departamento de emergência, os médicos de plantão percebem um odor estranho que emana do paciente. O paciente não reage, e o exame físico revela sudorese profusa, pupilas mióticas e secreções orais e brônquicas copiosas. São também observadas fasciculações musculares difusas, porém o paciente encontra-se flácido e paralisado. Quando o paciente é intubado, o médico observa quantidades abundantes de secreções aquosas de odor estranho. Subseqüentemente, o médico desenvolve lacrimejamento e broncoespasmo. As roupas molhadas do paciente são removidas e descartadas com segurança. Os enfermeiros também acabam apresentando subseqüentemente lacrimejamento e rinorréia. 1. Qual o mecanismo de ação dos organofosforados? 2. Quais as principais manifestações clínicas muscarínicas, nicotínicas e do sistema nervoso central provocada pelos organofosforados? 3. Quais os tratamentos farmacológicos que poderiam auxiliar nesse caso? (cite o nome do fármaco e o mecanismo de ação justificando sua escolha) CASO CLÍNICO 02. M.S.G., 45 anos, apresenta um quadro crônico de depressão. Relata que não possui ânimo para realizar as atividades cotidianas, assim como sonolência e cansaço. Diante do quadro o médico resolve prescrever à paciente Venlafaxina 150mg/kg, 1 vez ao dia e, pede para que a paciente retorne para nova avaliação após 40 dias. Pergunta-se: a) Qual o mecanismo de ação da Venlafaxina? b) Elabore outra farmacoterapia para essa paciente, justificando a escolha do(s) fármaco(s) CASO CLINICO 03. Um homem de 25 anos de idade é levado ao departamento de emergência pela polícia após denúncia anônima relatando que havia um homem confuso e agressivo esmurrando as prateleiras de uma loja de conveniência local. O paciente está furiosamente agitado e tenta agredir os policiais e os cuidadores ao chegar ao hospital. O paciente apresenta uma temperatura de 40,5oC, freqüência cardíaca de 162 bpm e pressão arterial de 207/134 m Hg. As pupilas estão dilatadas (midríase). Quando tiram a roupa do paciente, vários frascos de crack caem dos bolsos de sua calça. 1. Qual o mecanismo de ação da cocaína que produziu os sintomas desse paciente? 2. Quais os receptores adrenérgicos presentes no coração que são responsáveis quando excitados por aumentar a Frequência Cardíaca? E qual (is) os neuromoduladores que se ligam aos seus sítios de ação? 3. Quais os receptores adrenérgicos presentes nos vasos? E qual (is) os neuromoduladores que se ligam aos seus sítios de ação?

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca Chagas Sales

Quanto ao mecanismo de ação, os organofosforados produzem seus efeitos inibindo irreversivelmente a enzima acetilcolinesterase, o que leva ao acúmulo de acetilcolina nas terminações sinápticas no tecido nervoso, músculo liso e músculo estriado esquelético.

2
Dislike0
User badge image

Bianca Chagas Sales

  • Sistema Nervoso Autônomo = miose, lacrimejamento, salivação, excesso de secreção brônquica, broncoespasmo, bradicardia, vômitos, diarréia, incontinência urinária e diaforese.
  • Sistema Nervoso Central = convulsões, agitação, sonolência, coma.
  • Junção Neuromuscular = tetraparesia, fasciculações.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais