Buscar

Quais são os conceitos de fundamentos da adm?

💡 9 Respostas

User badge image

Sandra Fernandes

O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos para alcançar os objetivos.

1
Dislike0
User badge image

Matheus Rossi Dos Santos

Planejar , Org

0
Dislike0
User badge image

Rodrigo César

Para aqueles que ainda não se definiram em qual profissão seguir e possuem inclinação em seguir na carreira e estudar administração, seguem aqui alguns conceitos básicos, baseados em uma concepção moderna de gestão. Administração (administrar+ação) é administrar ou gerir ações normalmente decisões do presente que afetará eventos do futuro, e de acordo com prof. Kanitz, administrador (administrar+dor) é gerir a dor, a sua própria ou de outras pessoas em função de suas decisões.

O novo entrante na profissão deve conhecer o anagrama CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) e alguns de seus aspectos para avaliar se suas características pessoais se encaixam nas necessidades de profissionais.

Assim como no futebol o jogador deve saber os fundamentos básicos, como cabecear, passar a bola corretamente, chutar e fazer gol, em administração também é importante saber os fundamentos.

Primordial se faz definir Administração: É o processo de trabalhar com pessoas para realizar objetivos organizacionais e pessoais. Para Drucker “o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção”.

Entre as funções essenciais do administrador temos:

Ø  Planejar: Especificar os objetivos a serem atingidos e decidir quais ações devem ser executadas.

Ø  Organizar: Reunir os recursos e informações necessárias para atingimento dos objetivos definidos.

Ø  Liderar/Dirigir: Estimular, dirigir, motivar, inspirar e comunicar-se com as equipes.

Ø  Controlar: Monitorar o progresso e implementar as mudanças necessárias.

Os níveis de atuação são:

-  Estratégico: Alta direção, presidente e diretores, atuam no nível institucional, corresponde ao nível organização;

-  Tático: Atua no nível intermediário gerencial, nível processos;

-  Operacional: nível de supervisão envolve determinada operação ou tarefa ao nível operacional.

As habilidades necessárias, que as escolas de ensino de gestão deveriam se preocupar em transmitir aos seus alunos, em todos os níveis:

*  Comunicação interpessoal, expressão correta nos documentos técnicos específicos e interpretação da realidade das organizações;

*  Raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenómenos;

*  Criatividade e inovação em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

*  Compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como sua relação com o ambiente externo;

*  Capacidade de lidar com modelos de gestão inovadores;

*  Resolução de problemas e desafios organizacionais com flexibilidade e adaptabilidade;

*  Ordenamento de atividades e programas; identificar e dimensionar riscos para tomada de decisões;

*  Seleção de estratégias adequadas de ação, visando atender interesses interpessoais e institucionais;

*  Seleção de procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.

Questiono-me se os programas pedagógicos das escolas de administração possuem vínculos com as habilidades que necessitam ser estimuladas, e sinceramente não vejo vínculos das disciplinas com comunicação interpessoal, raciocínio lógico, criatividade e inovação, entre outras.

Para Prof. Falconi gerenciar é resolver problemas, tanto há os bons quanto os ruins, que correspondem a desvios nas operações, “a gerencia deve zelar para que os problemas ruins ocorram em número cada vez menor ou eliminá-los”.

As metodologias para soluções podem ser o Six Sigma (seis sigma) que consiste no DMAIC, definir, medir, analisar, improve (melhorar) e controlar utilizado na GE, Ambev e outras; ou a busca da solução através do PDCA – plan, do, check e action, ou traduzindo, planejar, realizar, controlar e agir, sendo a alma do sistema Toyota de produção.

Observem as funções, os níveis organizacionais os conhecimentos e as habilidades do administrador são aplicáveis a quaisquer empreendimentos ou tipos de organizações, e a boa notícia é que fazem parte de um processo de aprendizagem, que não vemos sendo estimuladas pelas escolas de administração.

Do anagrama CHA somente a atitude possui aspectos mais pessoais, portanto depende de vocês optarem pela profissão ou não, ou seja, com muito estudo, dedicação, persistência e proatividade são possíveis de formar um bom administrador que adquira conhecimentos específicos de sua área de atuação: planejamento, recursos humanos, financeiros, marketing entre outras, contribuindo para o desenvolvimento organizacional em busca do sucesso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais