Buscar

É cabivel nova condenação em honorários de sumcumbencia na fase processual do cumprimento de sentença?

Conforme cita Alexandre Camara, sim é cabivel visto que se retiramos o honorario de sumcubencia e aplicamos apenas a multa estariamos reduzindo o poder de coersão do Estado, fora o argumento sistemico em que o processo civil tem que ser visto como um todo então ao aplicarmos o art 20§4º c/c ao art.475-I do CPC, podemos verificar que é inteiramente cabivel e legal. Visto que o se encontra pacificado pela jurispridencia e pela doutrina.

💡 1 Resposta

User badge image

Rafael Carvalho

Art. 85.  A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

§ 1o São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

Art. 523.  No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.

§ 1o Não ocorrendo pagamento voluntário no prazo do caput, o débito será acrescido de multa de dez por cento e, também, de honorários de advogado de dez por cento.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais