Buscar

No dialogo Fédon de Platão, o que Sócrates quer dizer com "um poeta devia, para ser verdadeiramente poeta, ter como assunto mitos e não raciocínios".

Isso, é claro, levando em consideração o contexto no qual essa frase encontra-se.

💡 4 Respostas

User badge image

Renan Gabriel

Acho que ele quis dizer que raciocínios não são bons poemas nem passam conhecimento tão bem como os mitos para o povo etc...
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia.


Para Sócrates, interpretar poesia não conduz ao conhecimento, pois esta não ensina a virtude. Para isso é necessária o diálogo, as perguntas e as respostas; que cada indivíduo conheça a si próprio, para que, então, possa alcançar o conhecimento. Cada um deve desenvolver em si as suas opiniões e procurar defendê-las.

Desse modo, Sócrates censura aqueles que, se esquecem da mais importante de todas as artes: a política, que uni todas as outras, pois segundo o mesmo, ao ler poesia, o indivíduo pode se deixar levar por palavras belas e, consequentemente, não pensar naquilo que lê, aceitando-as sem criticar.


Portanto, para Sócrates, interpretar poesia não conduz ao conhecimento, pois esta não ensina a virtude. Para isso é necessária o diálogo, as perguntas e as respostas; que cada indivíduo conheça a si próprio, para que, então, possa alcançar o conhecimento. Cada um deve desenvolver em si as suas opiniões e procurar defendê-las.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia.


Para Sócrates, interpretar poesia não leva ao conhecimento, pois esta não ensina a virtude. Para tanto é necessário o diálogo, perguntas e respostas; que cada indivíduo conheça a si próprio, ou seja, cada um deve desenvolver em si as suas opiniões e defendê-las.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais