Buscar

Qual a diferença entre uma lei formal e material?

.

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Mendonça

Responderam no yahoo: :P

A pergunta é boa; e a resposta é elementar.

Lei no sentido formal é termo usado quando nos referimos às Leis Complementares, Leis Ordinárias ou Leis Delegadas, isto é, atos normativos produzidos exclusivamente pelo Congresso Nacional ou por ele delegados, seguindo os dispositivos dos artigos do Título IV, Capítulo I, Seção VIII, Subseção III da Constituição Federal de 1988.
Lei em sentido formal caracteriza-se, como o nome dá a entender, pela forma, não necessariamente pelo conteúdo; deve seguir todo um determinado trâmite pelas Casas Legislativas.
As Leis (em sentido formal) são o fruto do Poder Legislativo por excelência. Não há hierarquia entre elas, sendo que as Complementares apenas gozam de "dignidade" diferenciada, uma vez que exigem um quórum especial para votação no Congresso (isto porque LC só é utilizada nos casos em que a Constituição expressamente pede esta espécie de Lei, e o faz apenas nas matérias mais relevantes - exemplo: art. 59, parágrafo único da Constituição).
A Lei é o mais alto nível de produção Legislativa, abaixo apenas da Emenda à Constituição - o que, em si, não é produção de Lei, mas de alteração ao texto da Constituição; ou seja, abaixo apenas da Constituição propriamente dita.

Lei no sentido material, por sua vez, são outros atos de caráter normativo, cuja matéria - por isso o material - deveria ser tipicamente tratada em Lei (de sentido formal). Exemplo disso são as Medidas Provisórias, que inclusive, para efeitos jurídicos, têm força de Lei enquanto duram (a diferença da MP para a Lei, dentre outras, é que esta não tem "prazo de validade"). Outro exemplo: Decreto-Lei (não existem mais, mas alguns ainda têm vigência), como o Código Penal.
A forma é o menos importante para caracterizarmos legislação materialmente falando; o que importa é seu conteúdo.
Nem sempre as Leis em sentido material são produzidas (ou a produção é delegada) pelo Legislativo. Por exemplo, a própria Medida Provisória, que é feita pelo Presidente da República - chefe do Poder Executivo, independente de delegação pelo Congresso.

OBS: a Constituição não é Lei em sentido formal, mas, fazendo algum esforço, pode ser tratada como Lei em sentido material, se considerarmos quando algumas pessoas falam: "em nome da Lei..." ou "tal princípio tem fundamento legal"; alguns vão mais a fundo e chamam-na "Lei Maior".

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Lei em sentido formal é denominação dada a todo ato normativo emanado de um órgão com competência legislativa, quer contenha ou não uma verdadeira norma jurídica (cujo comando é geral e abstrato), exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competência.

Lei em sentido material é a denominação dada a todo ato normativo emanado por um órgão do Estado, mesmo que não incumbido da função legislativa, desde que contenha uma verdadeira norma jurídica (cujo comando é geral e abstrato), exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competência.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

essa é uma discussão doutrinária cansativa.
vou tentar esclarecer com exemplos.
na prática tributária, o aspecto material de uma lei normalmente diz respeito à base de cálculo, à alíquota e ao sujeito passivo enquanto que o lado formal ou processual diz respeito aos procedimentos que devem ser seguidos pela administração pública para a prática do ato.normalmente a lei que trata do processo administrativo tributário, o pat, é de caráter formal ou processual em sua essência.
no âmbito do direito constitucional, há uma diferenciação de normas de constitucionais formais e materiais. no caso da cf/88 todas a letra da constituição (artigos,alíneas,parágrafos) são formais mas nem todos são materiais. pois a forma de se fazer as normas foi respeitada pelo legislativo(prazo,quórum,sanções, publicação). para ser assinalada como material, a norma constitucional deve estar em consonância com o núcleo duro ou central motivador de uma constituição(direitos e deveres, garantias,organização político-administrativa). para melhor esclarecimento sobre o tema sugiro aulas com o sylvio motta.
abçs,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais