Buscar

Principio da Instrumentalidade?

Qual o conceito ?

💡 6 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Ele se divide em dois: Instrumentalidade do Processo e Instrumentalidade das formas. Para o primeiro, o processo deve ser visto como um instrumento em si, pensado de modo que possa atingir o seu fim. Já a instrumentalidade das formas está relacionado ao ato dentro do processo, de modo que a Instrumentalidade do Processo é mais ampla que a Instrumentalidade das formas. A instrumentalidade das forma prega que o ato, mesmo que praticado de modo diferente da previsão legal deve ter reconhecido sua validade, quando, inobstante a formula utilizada ele atingiu o objetivo para o qual foi criado. Sobre o assunto, interessante ler a obra de Cândido Rangel Dinamarco "Instrumentalidade do Processo".
15
Dislike1
User badge image

vinicius viera

O princípio da instrumentalidade, o qual muito caminha com os princípios da fungibilidade e da economia processual (este, economicidade e celeridade), nada mais é que uma forma de validar determinado ato, apesar de realizado de outro modo que não o prescrito em lei, pois atingido sua finalidade, nos termos do art. 244, do CPC.

O Brocardo referente à este princípio explicita bem seu conceito: "não há nulidade, se não há prejuízo".

 

2
Dislike1
User badge image

Stella Marchi

O princípio da instrumentalidade consiste em evitar a repetição de atos processuais que não tenha dificuldade no acesso do judiciário. Está associado ao princípio da fungibilidade, que é a possibilidade de troca ou sbstituição em um processo. 

2
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais