Buscar

explique a diferença entre dominância e recessividade?

💡 2 Respostas

User badge image

Sthefani Pitta

Dominância: Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica. Isso quer dizer que esse alelo expressa-se quando está em homozigose ou heterozigose.

Recessiva: Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sabemos que os alelos são genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos. Eles podem ser definidos também como a forma alternativa de um gene, uma vez que determinam a mesma característica, entretanto, não da mesma forma. Esses alelos podem ser tanto dominantes quanto recessivos e assumir relações de dominância ou recessividade nas células somáticas, nas quais os alelos apresentam-se aos pares.

Os alelos dominantes são aqueles que conseguem determinar um fenótipo mesmo quando aparecem em dose simples. Isso significa que, quando analisamos um par de alelos para uma característica, se apenas um deles é um alelo dominante, tal característica é expressa.

Imagine, por exemplo, um alelo B que determina a cor preta na pelagem de ratos, e b que determina a pelagem branca. B é um alelo dominante e, portanto, indivíduos BB e Bb apresentarão pelagem preta.

Os alelos recessivos, diferentemente dos dominantes, necessitam estar aos pares para a característica expressar-se. Isso significa que em indivíduos heterozigotos o alelo recessivo não determinará o fenótipo.

Imagine o mesmo exemplo anterior em que um alelo B determina a cor preta na pelagem de ratos, e b determina a pelagem branca. Indivíduos brancos serão apenas aqueles que apresentarem genótipo bb.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-dominancia-recessividade.htm. Acesso em 04 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais