Buscar

de quem é a concepção sociológica que critica a desigualdade. se tratando de indivíduos competirem dentro do sistemas de ensino em condições iguais?

💡 3 Respostas

User badge image

Renata Rafaela Calegari

                       Um ótimo Sociologo para tratar desse assunto, é o Pierre Bourdieu. Ele fala em específico das desigualdades do sistema entre pessoas de posições sociais e culturais diferentes, e que o sistema não leva em conta a classe social do indivíduo. O mesmo aborda conceitos sobre a distribuição do conhecimento e capital cultural. Para o autor, a distribuição do conhecimento oficial nas escolas é passado de diferentes formas dependendo da região, classe social etc. O conhecimento oficial é transmitido de uma forma para a classe trabalhadora, e de outra forma para a classe dominante, a fim de se continuar os mecânismos da desigualdade entre  essas mesmas classes sociais.

 “É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.” (BOURDIEU, 2007, p. 41).

                        Segundo o filósofo, os alunos de classes sociais mais favorecidas já traziam de casa uma herança familiar, do qual ele deu o nome de capital cultural. Para o filósofo e sociólogo, no que tange o capital cultural existe uma forte relação entre o desempenho escolar e a origem social, explicando que pais que tiveram contatos com determinados livros, escolas, educação, culturas e etc., tendem a dar para seus filhos uma melhor formação do que eles já tiveram, ou seja, seus filhos já estarão em vantagens sobre uma determinada classe desde cedo.

Na realidade, cada família transmite a seus filhos, mais por vias indiretas que diretas, um certo capital cultural e um certo ethos, sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados, que contribui para definir, entre coisas, as atitudes face ao capital cultural e à instituição escolar. (Bourdieu, A escola conservadora: as desigualdades frente a escola e a cultura). 

0
Dislike0
User badge image

Erica Porto

Pierre Bourdieu

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quem faz essa concepção é Pierre Bourdieu o qual possui uma concepção antropológica de cultura. De acordo com essa concepção, nenhuma cultura pode ser objetivamente definida como superior a nenhuma outra. Os valores que orientariam cada grupo em suas atitudes e comportamentos seriam, por definição, arbitrários, não estariam fundamentados em nenhuma razão, universal. Apesar de arbitrários, a cultura de cada grupo – seriam vividos como os únicos. Para Bourdieu, o mesmo ocorreria no caso da escola. A cultura consagrada e transmitida pela escola não seria objetivamente superior a nenhuma outra.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais