Buscar

quais e quantos são os bens juridicos ?

💡 4 Respostas

User badge image

senhor magro Brito

Poderá definir-se bem jurídico como a expressão de um interesse, da pessoa ou da comunidade, na manutenção ou integridade de um certo estado, objecto ou bem em si mesmo socialmente relevante e por isso juridicamente reconhecido como valioso.

Bem jurídico é toda coisa que pode ser objeto do Direito. Bem é tudo quanto pode proporcionar ao homem qualquer satisfação. Nesse sentido se diz que a saúde é um bem, que a amizade é um bem e etc. Mas juridicamente falando, bens são os valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito.Bens são coisas úteis e de expressão econômica, suscetíveis de apropriação.

Toda Relação Jurídica entre dois sujeitos tem por objeto um bem sobre o qual recaem direitos e obrigações.

Para que seja objeto de uma relação jurídica é preciso que o bem tenha idoneidade para satisfazer um interesse econômico - portanto, que tenha valor econômico - e, que subordine-se juridicamente a um titular. 

No direito penal , refere-se a valores específicos os quais a sociedade elegeu como de fundamental importância. Devido a essa importância, os bens jurídicos servem de base material para a tipificação de tipos penais.

Exemplos: direito à vida àliberdade, à honra, à propriedade, etc.

É com base nos bens jurídicos que os crimes são elencados nocodigo penal: crimes contra a vida, contra a honra, contra o patrimônio, etc.

3
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Bem jurídico pode ser uma expressão que representa algum interesse na conservação de uma situação ou coisa que deva ser tutelada pelo Direito.

Sob a ótica do Direito Penal, são a base para a tipificação de condutas. Exemplos: direito à vida, à honra, ao patrimônio, etc.Daí são listados os crimes no Código Penal: crimes contra a vida, contra a honra, contra o patrimônio, etc.

Já no Direito Civil, bens são todos aqueles objetos materiais ou imateriais que tenham utilidade física ou ideal para o indivíduo. Para Silvio Rodrigues: “Para a economia política, bens são aquelas coisas que, sendo úteis aos homens, provocam a sua cupidez e, por conseguinte, são objetos de apropriação privada.”

Sua classificação se dá em três capítulos no Código Civil, subdividos em seções, entre os artigos 79 a 103, da seguinte forma:

Bens considerados em si mesmos

Imóveis e móveis

Fungíveis e consumíveis

Divisíveis

Singulares e coletivos

Bens reciprocamente considerados

Principal e acessório

Bens públicos

De uso comum do povo

De uso especial

Bens dominicais

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais