Buscar

O que são mediadores químicos e quais estão presentes na resposta inflamatória?

💡 3 Respostas

User badge image

Rodrigo Sousa

Os mediadores quimicos são substancias que promovem os eventos das inflamação, eles promovem a dilatação dos vasos e o recrutamento de células leucocitarias.

0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Sousa

A depender da inflamação se aguda ou cronica existem diferentes mediadores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Mediadores químicos são substâncias sintetizadas por uma excitada fibra nervosa  e age como mediadoras nas transmissões de impulsos nervosos até os receptores através das sinapses químicas.Os mediadores químicos que estão presentes na resposta inflamatória são os mediadores químicos da inflamação.


Os mediadores químicos da inflamação são moléculas relacionadas com a reação a uma inflamação aguda,onde a função principal é  responsáveis por articular os eventos vasculares e celulares que acontecem. nesse processo. Podem ser sintetizadas no local da inflamação ou produzidas pelo fígado. Em relação a essa última, essa produção não é concomitante com a inflamação. O fígado produz e liberam essas substâncias para o plasma e elas ficam circulando até que haja a inflamação.


A maior parte induz seus efeitos por meio de conexão a receptores extremamente específicos nas células alvo. Isto é, eles são capaz de agir somente em um ou poucos alvos. Entretanto, alguns são mais abrangentes e possuem efeitos diferentes de acordo com o tipo de célula afetada. Inclusive, alguns mediadores possuem ação tóxica . Além disso, os mediadores são capazes de incentivar a liberação de moléculas efetoras pelas células-alvo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais