Buscar

Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade.

O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido pela polícia necessita da ajuda dele e só você sabe o paradeiro do amigo? E se esse assassino fosse seu amigo e pedisse para se esconder em sua casa? Você falaria a verdade? Qual a posição defendida por Kant nas duas hipóteses?

💡 4 Respostas

User badge image

Dr. K.M

Que não sei onde meu amigo está. Avisaria a polícia, e não permitiria que ele ficar na minha casa. Depende da situação. Para Kant, um indivíduo não deve mentir em hipótese alguma

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A filosofia sobre a moral e liberdade em Kant baseia-se em preceitos abstratos. Não se debruça, portanto, em casos concretos como o da questão. 

Para Kant, para manter a ordem social e o convívio harmonico em sociedade, necessário se faz que se diga sempre a verdade.

Diante disso, no caso trazido, seria preciso dizer a verdade, jamais se justificando a mentira pelo fato da pessoa que praticou o ilícito ser um amigo. Como há esse dever de dizer a verdade, não seria possível abrigar o amigo em casa e dizer a verdade, pois ele teve conduta nociva socialmente, e, considerando isto, a própria conduta de escondê-lo também seria nociva.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais