Buscar

Princípios constitucionais....

PRINCÍPIO DA INTERVENÇAO MÍNIMA.

PRINCÍPIO DA LESIVIDADE OU OFENSIVIDADE.

PRINCÍPIO DA ADEQUAÇÃO SOCIAL

 

PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA.

entre outros...

💡 1 Resposta

User badge image

Igor Campos

Olha eu tenho esses princípios aqui eu peguei em sala de aula. 

Princípio da Intervenção Mínima ou da Fragmentaridade. (última ratio “Latim” > Subsidiariedade)
Defende um Direito Penal mínimo, por conta de sua inflação, o Direito Penal cresceu muito nos últimos anos de forma desenfreada.


Princípio da Lesividade ou Ofensividade
Só poderá haver criminalização de condutas que constituam lesão ou ameaça de lesão à bem jurídico. (vida, patrimônio, honra.)
Exemplo disso é Pegar uma pistola apontar em direção a uma pessoa atirar, porem não acertar nenhum dos tiros, isso ofereceu um potencial ofensivo à vida da pessoa.

 

Princípio da Adequação Social (costume)
Aquilo que se torna costume na sociedade tem de ser descriminalizado. O costume ajuda na interpretação da lei.

Exemplo, em 1940 uma placa fincada na areia dizia “Proibido Biquínis” em época isso queria dizer que não se podia tomar banho de sol se não fosse com Maiôs. No entanto a mesma placa hoje, quer dizer que não se pode tomar banho com roupa, que deveria se estar nu, no sentido da praia de nudismo. Pois os costumes e tempos mudam, biquínis hoje em dia não são mais algo visto como escândalo e tentado ao pudor como algo extremamente sexy e antiquado como em época.

 

Princípio da Insignificância ou Bagatela. (sem valor, significa nada) (baixo valor)
Só considerar quando há uma lesão considerável, mas quando é uma coisa insignificante que não cause dano ao bem jurídico pode se aplicar a insignificância.
No entanto é muito subjetivo mais existem requisitos para aplicação do Princípio da Insignificância, um mínimo potencial lesivo de conduta, ausência de periculosidade da conduta, reduzido grau de reprovabilidade de conduta, irrelevância de lesão provocada.

Exemplo, o cliente vai ao advogado penal dele, diz ter cometido furto a uma bicicleta. Pois bem a bicicleta não chegaria ao valor de cem reais, de tão depredada que estava o Advogado aplicou Princípio da Insignificância, no entanto a bicicleta era de um Trabalhador de zona rural, onde não tinha meio de transporte publico ou privado e tinha que andar 40 km todo dia com a bicicleta que fora furtada. Então nesse caso obviamente o juiz não aceitou o Principio da Insignificância, pois ela era de valor inestimável para o trabalhador. Por isso depende muito de como vai ser aplicado e pode ser muito subjetivo.

Salvo lembrar que qualquer crime mediante violência não pode se aplicar o princípio da insignificância.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais