Buscar

o que é equilíbrio térmico vertical?

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Cappai

Um corpo diz-se em equilíbrio térmico se não ocorre nenhuma troca de calor no seu interior, ou entre ele e a sua vizinhança. Quando se colocam em contacto dois corpos que se encontram a temperaturas diferentes, observa-se que o corpo mais frio aquece e o corpo mais quente arrefece.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Equilíbrio térmico é um conjunto de fenômenos que ocorrem na atmosfera que permite a terra receber a energia solar para o funcionamento de vários processos e que devolve uma parte considerável de energia recebida ao espaço, assim estabelece o equilíbrio vertical e horizontal.

Como consequência disso, parte do calor é irradiado de volta para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.


Processos de transferência de energia da superfície da Terra para a Atmosfera:

Convecção: Transporte de energia calorífera pelos gases quando ascendem;

Condução: Transferência de calor, por contato direto, entre dois corpos com diferentes temperaturas;

Evaporação: Energia que se incorpora no vapor de água (calor latente);

Condensação: Liberação da energia.


O Efeito Estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.


A Terra, para permanecer termicamente estável ao longo do tempo, deve ser capaz de evacuar, em média, toda a energia recebida em forma de radiação, desta forma mantendo um equilíbrio da temperatura – Equilíbrio Térmico.

A temperatura média da superfície da Terra tem-se mantido relativamente constante, sendo cerca de 15ºC, o que pressupõe que a quantidade de energia que recebe (radiação solar) durante o dia é equivalente à quantidade que perde (radiação terrestre), permitindo então o Equilíbrio Térmico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais