Buscar

Amor de PLATÃO ou ARISTÓTELES, qual é a sua opinião, de que lado você está?

Para Platão o amor e eros, desejo, pois se desejo? busco, se busco? logo, busco o que não tenho, pois ninguém busca o que tem e sim o que não tem, desta forma o desejo logicamente acabará se a falta for suprida, então o amor de Platão é uma constante busca infinita, nunca está realizado, já que já era dito "o conquistador é movido pelo desejo da conquista e não pelo objeto a ser conquistado".

Já Aristóteles define o amor como Philia, que nada mais é que alegria, o amor da alegria é aquele que quer que o momento seja eterno, o convívio com a família, esposa, namorada,  que se ama, deve ser duradouro, com o curso que  faz, com a profissão escolhida, dessa forma não há rejeição ou pressa de que oque se faz acabe pois aquilo que se escolhe fazer é aquilo que nunca deveria acabar, um momento eterno.

Inspirado em CLÓVIS DE BARROS FILHO. FILÓSOFO CONTEMPORÂNEO.

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Cruz

Para mim as duas definições desses mestres estão corretas, porém chego a conclusão de que o amor verdadeiro é a junção desses dois pensamentos.

O amor vai do Eros: que deseja, que seja uma busca por amor infinita, uma conquista diária e que nos inspira a buscar cada vez mais.

E chega ao Philia na mesma proporção: E ter a alegria de passar momentos com aquilo que ja conquistou e não querer que esses momentos acabem, logo, você busca cada vez mais esse amor Eros e cada vez se alegra mais tendo e vivendo o Philia.

Resumindo, para mim, os dois são necessários e raros de acontecer juntos, o resultado de quando isso acontece podemos ver na vida de casais de idosos apaixonados mesmo tendo mais de 50 anos de casados. Minha definição de amor verdadeiro: Eros + Philia. = <3 hahaha.

4
Dislike0
User badge image

FLAVIO MACIEL

Na verdade Bruna Correia, o texto é um incentivo a uma resposta subjetiva de cada um, mas agradeço a sujestão, vou ler.

OBRIGADO

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais