Buscar

fale sobre a moral kantiana

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Filosofia


Desde os tempos mais antigos, as crenças e ações morais dos indivíduos foram alicerçadas na religião. A Bíblia ou o Alcorão, por exemplo, ditam regras morais vindas de um Deus: Não podemos matar. Não podemos rouba. Não podemos trair, etc.


A doutrina moral de Kant deixa de lado esse sentido religioso. A moral kantiana elimina a noção de finalidade como ferramenta para uma alma pura, e o dever não é uma tarefa que deve ser obrigatoriamente feita por conta do medo da punição. A intenção e dever existem no eu transcendental e não do eu psicológico.


A razão conserva os valores que vinculam intenção e dever de acordo com a autonomia do indivíduo. Assim, esses valores não podem ser rejeitados sem autocontradição. Desse fato surge a concepção de liberdade kantiana.

1
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Pardim

Moral em Kant

O imperativo categórico em Kant é uma forma a priori, pura, independente do útil ou prejudicial. É uma escolha voluntária racional, por finalidade e não causalidade. Superam-se os interesses e impõe-se o ser moral, o dever. O dever é o princípio supremo de toda a moralidade (moral deontológica).

0
Dislike0
User badge image

RICHARD MAIA

me obrigue!!!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais