Buscar

Quais os tipos de junções celulares e qual a função de acada uma?

💡 2 Respostas

User badge image

Laura Schulz

Desmossomos: são locais onde o citoesqueleto se prende à membrana celular formando um elo de ligação com as células vizinhas essa ligação depende de proteínas chamadas de caderinas. Os desmossomos estão comumente  presentes em células submetidas a trações como a da epiderme e dos músculos, por exemplo.

Zônula Oclusiva: É uma faixa contínua em torno de certas células epiteliais fundindo a membrana plasmática de células adjacentes e impedindo a passagem de substâncias pelo meio intercelular.

Zônula de Adesão:  encontrada abaixo da  zônula oclusiva são regiões que unem células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas. Servem de apoio para o citoesqueleto.

Complexo Juncional: União dos três itens anteriormente citados.

Junção Comunicante/ GAP: Permitem a comunicação entre células vizinhas através de um conjunto de túbulos protéicos paralelos que atravessam a membrana plasmática das células.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células de organismos multicelulares estão organizadas em grupos chamados tecidos. Nos tecidos existem também uma rede complexa de macromoléculas chamadas de matriz extracelular. Para esta organização é necessário a existência de junções célula-célula e célula-matriz.


As células dos tecidos epiteliais mantêm-se aderidas umas às outras por meio de estruturas especializadas, genericamente chamadas junções celulares. Veja a representação abaixo:


Há três tipos de junções:

Junções bloqueadoras: selam as células adjancentes em uma camada epitelial, impedindo a passagem de substâncias entre o epitélio. Ex.: Junções oclusivas.

Junções ancoradouras: conectam mecanicamente as células adjancentes e a matriz extracelular por meio do citoesqueleto. Ex.: Junções de adesão, desmossomos e hemidesmossomos.

Junções comunicantes: permitem a passagem de sinais elétricos ou químicos entre as células adjacentes. Ex.: Junções tipo gap ou fenda.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais