Buscar

historia de direito

) A essência do Direito Hebraico manifesta-se, com todo o seu vigor, nos enunciados contidos no Decálogo ou Dez Mandamentos. A ética hebraica ali se consuma na plenitude de seus propósitos teológicos por intermédio de leis apotídicas (evidentes, incontestáveis) positivas e negativas. O Decálogo é, sem dúvida alguma, o eixo principal que norteia e sustenta a própria filosofia do Direito Hebraico. Outro aspecto importante, diz respeito à questão terminológica, havendo as seguintes designações, com exceção de uma:

a)    Direito Hebraico que designa aquelas leis desenvolvidas no Israel antigo, as quais foram organizadas e justapostas no corpo da Torah.

b)    Direito Dravídico que foi empregado pelos hebreus no período do Rei Davi e do Rei Salomão.

c)    Direito Talmúdico que derivado da expressão talmude que significa – estudo/aprendizado e é fruto da vigorosa tradição oral judaica, principalmente, após a dispersão ocorrida em larga escala a partir do ano 70 d.C.

d)    Direito Judaico que empregado em menor escala, associa-se intimamente ao Direito Talmúdico, utilizado até mesmo como sinônimo.

 

02) Fazem parte dos Sistemas Jurídicos na atualidade, com exceção de:

a) Direito romano-germânico ou Civil Law e os Direitos Tribais Africanos;

b) Direito do Common Law e o Sistema Hindu.

c) Direitos Socialistas e os Direitos teocráticos – mulçumano e Judaico;

d) Direito do Antigo Egito e Direito dos mesopotâmicos.

 

03) Assinale V ou F nas assertivas abaixo:

 

 

1 Os primeiros grandes textos legais foram encontrados em Roma, por isso o Brasil recebeu forte influência do Direito romano.(   )

 

2 O código de Hamurabi Difere dos códigos modernos, pois não havia exatamente a compilação de leis, mas relatos de casos concretos. (    )

 

3 O estado, no Egito Antigo, era centralizado pelo soberano (faraó) que possuía funcionários públicos para auxiliar na administração. Os tribunais eram organizados pelo rei, com processo inteiramente escrito. (   )

 

4 Os hebreus possuíam três tribunais: dos Três – julgava alguns delitos e todas as causas pecuniárias; dos Vinte e Três: recebia apelações e os processos criminais, punidos com a pena de morte; e Sinédrio, magistratura suprema, composto por 70 juízes, tinha a incumbência de interpretar as leis e julgar os maiorais do povo.(    )

 

5 Dentre as legislações gregas antigas, uma das mais importantes historicamente são as leis de Drácon, sua importância começa com o próprio conhecimento do povo destas leis, pois uma de suas características foi a publicidade.(    )

 

6 Durante o período da monarquia romana vigorava a lei e os costumes. Sendo que as leis eram criadas pelo próprio rei, e aprovadas pelo povo em comícios.  (   )

 

QUESTÕES DISCURSIVAS

 

 

  1. Tendo em vista o ensino e a relevância da História para o Direito, qual a importância e objetivo do estudo da disciplina História do Direito ?
  2. De que modo se dava a posse e transmissão de bens entre os clãs, no período do Direito sem escrita?
  3. Qual o conceito e importância de “pátrio poder”?
  4. Quais as principais características do Código de Hammurabi?
  1. Como se operava o princípio da justiça, na aplicação do Direito no Antigo Egito.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Joao Paulo Oliveira

O DIREITO ROMANO GERMANICO OU CIVIL LAW E OS DIREITOS TRIBUTARIOS 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais