Buscar

5. Explique o método dialético proposto por Marx.

💡 2 Respostas

User badge image

Sandra Quero

Para a teoria marxista, dialética compreende a teoria do conhecimento, através dos filósofos Hegel, Marx e Engels. Para o marxismo, dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo, ou seja, a realidade é contraditória com o pensamento dialético.

Para a dialética marxista, o mundo só pode ser compreendido em um todo, refletindo uma ideia a outra contrária até o conhecimento da verdade. Marx e Engels mudaram o conceito de Hegel, e introduziram um novo conceito, a dialética materialista, que dizia que os movimentos históricos ocorrem de acordo com as condições materiais da vida.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A dialética é uma forma de analisar a realidade a partir da confrontação de teses, hipóteses ou teorias  e tem origem na Grécia antiga, com filósofos clássicos como Sócrates, Platão, Aristóteles e Heráclito. Mas a dialética só se torna método científico a partir de Karl Marx, que critica o idealismo da filosofia clássica alemã e propõe a dialética materialista, ou seja, a utilização do pensamento dialético como método de análise da realidade, utilizando a própria realidade como argumento.


O método dialético proposto Marx:

"O método dialético é uma possibilidade de caminho na construção do saber científico no campo das ciências humanas. Ele torna-se a trajetória percorrida pelo sujeito (pesquisador) na busca de conhecer e perceber-se na construção desse conhecimento do objeto (fenômeno/fato investigado) que se constrói e (des) constrói nas interações entre o sujeito e o objeto." (DINIZ, C. R. e SILVA, I. B., 2008)

Os diferentes autores que interpretaram a dialética materialista não estão de acordo quanto ao número de leis fundamentais do método dialético: alguns apontam três e outros, quatro. Quanto à denominação e à ordem de apresentação, estas também variam. Numa tentativa de unificação, diríamos que as quatro leis fundamentais são:

  1. ação recíproca, unidade polar ou “tudo se relaciona”;
  2. mudança dialética, negação da negação ou “tudo se transforma”;
  3. passagem da quantidade à qualidade ou mudança qualitativa;
  4. interpenetração dos contrários, contradição ou luta dos contrários.

A primiera lei estabelece ao pesquisador a noção de que a realidade está totalmente interdependente, interrelacionada entre os fatos e fenômenos que a constitui. Já a segunda e terceira lei r3ferem-se a noção de mudança compreende que a natureza e a sociedade estão em constantes alterações, uma obra inacabada e que elas são tanto quantitativas quanto qualitativas. Enquanto isso a a última lei mostra a contradição como o motor da mudança. As contradições são constantes e intrínsecas à realidade. 


 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais