Buscar

Imunolgia

alguem poderia me explicar a diferença de coombs direto e indireto??

💡 3 Respostas

User badge image

Ricardo Siqueira

Coombs Direto: Também chamado de teste de antiglobulina direto (TAD). Este exame pesquisa a presença de anticorpos (auto-anticorpos) ou de fração de complemento adsorvidos nas hemácias  do paciente (estão ligados aos eritrócitos). É utilizado na investigação das anemias hemolíticas auto-imunes, por isoimunização materno-fetal ou pós transfusional. O teste detecta os anticorpos que atuam contra os eritrócitos no organismo

Coombs Indireto: A pesquisa de anticorpos irregulares ou Coombs indireto detectam imunoglobulinas IgG ou frações do complemento ligadas as hemácias, o que pode ocorrer em situações patológicas levando principalmente à hemólise. Este teste faz parte da rotina de exames no pré-natal de gestantes Rh negativo, triagem de anemias hemolíticas e provas pré-transfusionais. O teste detecta os anticorpos que estão no soro (não estão ligados ao eritrócito).

1
Dislike0
User badge image

Miriã Lopes

Teste de Coombs direito detecta anticorpos ligados aos eritrócitos, produzidos pelo própio organismo ou por tranfusão de sangue, é utilizado para dectar anemia hemolítica. É aplicado no recém-nascido com sague RH-positivo cuja a mãe com RH-negativo, serve para indicar se a mãe produziu anticorpos contra o antígeno e se estes deslocaram-se pela placenta para o Bebê. 

Tesde de Coombs indireto detecta anticorpos que estão no soro, estes anticorpos podem atacar os eritrócitos, mas não estão ligados a ele. é usado para alertar a presença de anticorpos na presença de um receptor ou doador, antes de uma transfusão.

Ou seja, a diferença está na ligação com o eritrócitos, onde o teste de coombs direto dectecta anticorpos ligados aos eritrócitos, mas o teste de Coombs indireto não.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na formação do bebê, a interação com o sangue da mãe é totalmente interativa. O coombs direto e indireto tem um papel muito importante na saúde de bebês de casais de fator RH (sanguíneo positivo ou negativo), pois, pode detectar anticorpos no organismo materno e é vital para o crescimento saudável desta criança intra útero antes mesmo da sua concepção.


No teste de Coombs direto, anticorpos maternos que atravessaram a placenta podem ser detectados ligados nas hemácias Rh positivas do bebê. Para isso as hemácias do bebê são coletadas, lavadas para remoção de anticorpos não ligados, e simplesmente incubadas com anti-imunoglobulina humana. O teste é denominado de Coombs Direto pois a aglutinação presente vai indicar a presença dos anticorpos anti-Rh ligados nas hemácias do bebê.


O teste de Coombs indireto é usado para se detectar a presença de anticorpos anti-Rh não aglutinantes no soro dos indivíduos Rh negativos. Neste teste o soro é inicialmente incubado com hemácias do tipo “O Rh positivas”, que se ligarão caso os anticorpos anti-D estejam presentes. Utiliza-se hemácias do tipo O para evitar a ligação cruzada de antígenos A ou B cujos anticorpos também podem estar presentes no soro testado (por exemplo se o indivíduo Rh negativo for do tipo sangüíneo O). Depois deste passo, as hemácias são lavadas para retirar os anticorpos não ligantes e, em seguida incubadas com anti-imunoglobulina. Este passo levará à aglutinação das hemácias indicando a positividade do ensaio. Este mesmo ensaio é feito para determinar a presença do antígeno Du.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais