Buscar

Quais os fatores determinantes para ser um bom empreendedor?

💡 4 Respostas

User badge image

Jamilly Oliveira

1. Escolhas

“Não deixe a vida te levar”, diz Mendes. O palestrante explica aquilo que já sabemos: a vida é feita de escolhas e a forma como ponderamos as coisas para tomar decisões pode nos levar para perto ou longe do sucesso. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?”, feita quando somos crianças, é uma que deve nos lembrar de nossos antigos sonhos e planos, para que resgatemos a capacidade de acreditar no que podemos e queremos ser. E então trabalhar para isso. Tomar controle das decisões mais importantes e dos caminhos aos quais elas levam é a forma de evitar chegar ao final da vida dizendo “eu poderia ter feito mais”. Enquanto há tempo, não há vergonha em reavaliar e mudar a rota da carreira, do negócio, da vida, para vencer as frustrações e não sofrer com arrependimentos no futuro.

2. Propósito

Se o objetivo do negócio é somente ganhar dinheiro, dificilmente ele se consolidará no mercado, segundo Mendes. Ao empreendeder, o propósito da empresa é o que move o profissional pra frente, é o que lhe motiva, o que lhe estimula a depositar tempo e energia, é o próprio sonho. É fundamental, portanto, que esse propósito seja bem definido, pois o seu cumprimento é o que vai trazer um senso de plenitude, realização e contrubuição. Ele pode mudar ao longo do tempo e isso não é um problema, necessariamente. O empreendedor saberá fazer escolhas, como já falamos acima, para estabelecer uma nova rota que o leve aonde ele precisa e quer chegar. O que não se deve esquecer jamais, quando se quer empreender, porém, é o seguinte: sem um propósito para o qual trabalhar - um propósito real e que motive o profissional - não se chegará a lugar nenhum.

3. Persistência

Está disposto a pagar o preço? É a pergunta de Jerônimo Mendes. O autor é categórico ao dizer que empreender tem ônus e bônus, e para ter sucesso nesse caminho, não basta saber gerar e lidar bem com o bônus, mas principalmente com o custo dele. Está disposto a enfrentar a concorrência? A não deixar o cansaço impedir que você chegue na oportunidade? A ir até o fim? O conhecimento técnico pode ser adquirido, produtos e ideias podem ser encontrados em várias empresas, mas um dos diferenciais mais importantes do empreendedor de sucesso é o trabalho e a capacidade de não desistir. O grande empreendedor pode até deixar uma coisa de lado temporariamente para alcançar frutos maiores no futuro, mas ele jamais deixa de ter objetivos pelos quais trabalha e luta.

4. Excelência

Em nível pessoal e profissional, o grande empreendedor deseja a excelência, de acordo com a experiência e conhecimento de Jerônimo Mendes. Para isso é fundamental ter motivação diária e integridade. Esse ponto também envolve a vontade de aprender, e especialmente a consciência de que é preciso aprender de fato a lidar com pessoas e com finanças, dois fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. A excelência na liderança da empresa é talvez o aspecto que melhor resume esse ponto: aquele que buscar com afinco ser o líder que o negócio e as pessoas precisam, da melhor forma que estiver ao seu alcance, sempre caminhando em frente e com disposição para aprender, será excelente na arte de empreender.


 



0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Auto-Motivação- Um dos traços mais importantes dos empreendedores é a auto-motivação. Quando você quiser ter sucesso, você precisa ser capaz de se esforçar. Você não é responsável por mais ninguém como empreendedor, e isso às vezes significa que é difícil se mexer sem que ninguém o faça . Você precisa se dedicar ao seu plano e seguir em frente - mesmo que não esteja recebendo um pagamento imediato.
Tome riscos- Empresários de sucesso sabem que às vezes é importante assumir riscos. Jogar pelo seguro quase nunca leva ao sucesso como proprietário de uma empresa. Não se trata de correr qualquer risco, no entanto. Entender os riscos calculados com maior probabilidade de pagar é uma parte importante de ser um empreendedor.
Saber como fazer network é uma parte importante do empreendedorismo. Às vezes, quem você conhece é uma parte importante do sucesso. Ser capaz de se conectar com os outros e reconhecer oportunidades de parceria pode levar você muito longe como proprietário de uma empresa. Descobrir onde ir para oportunidades de networking e torná-lo um ponto para aprender a ser eficaz.
Habilidades Básicas de Gerenciamento de Dinheiro e Conhecimento -Muitas vezes pensamos em empreendedores de sucesso como pessoas “grandes” que não se preocupam tanto com o gerenciamento do dia a dia. E é verdade que você pode ter um contador ou outros membros da equipe para ajudá-lo a gerenciar os negócios. No entanto, se você quiser ser bem sucedido, você ainda deve ter conhecimentos básicos de gestão de dinheiro. Entenda como o dinheiro funciona para que você saiba onde está e para administrar seus negócios com princípios sólidos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais