Buscar

a origem do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, e comentar sobre sua importância no sistema de ensino da época.

💡 5 Respostas

User badge image

Walter Ramos

Marco da Educação Brasileira, O Colégio Pedro II data de 1837, tendo atravessado com a mesma excelência acadêmica dois momentos maiores da história do Brasil – o tempo do Império e o surgimento da República.

 

A história do Colégio se confunde com a própria história do Brasil, com a história da educação nacional e com os desenvolvimentos científico, tecnológico, artístico e cultural da nação brasileira.

Hoje o Colégio integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e afirma-se socialmente como um Centro de Referência Nacional em Educação Básica.

Constitui um complexo escolar de grande porte, composto por 14 campi e um Centro de Referência em Educação Infantil, distribuídos em seis bairros da cidade do Rio de Janeiro e nos municípios de Caxias e Niterói. Reúne cerca de 13.000 mil alunos e 2.500 servidores, entre docentes e técnicos. Aproximando-se do bicentenário, o Colégio Pedro II revela perfil institucional extremamente rico e valioso.

Sua história merece ser narrada. Sua vida acadêmica, experiências pedagógicas e produções merecem ser divulgadas.

Sua colaboração enquanto campo de estágio para a formação de futuros educadores tornou-se hoje uma exitosa realidade; sua atuação como espaço de pós-graduação e pesquisa, assim como sua rica produção em atividades de extensão e cultura, o distingue entre as demais escolas de educação básica.

3
Dislike0
User badge image

Walter Ramos

origem do Colégio Pedro II remonta ao ano de 1739, quando por inspiração de Dom Antônio de Guadalupe, 4º Bispo do Rio de Janeiro, foi fundado o Colégio dos Órfãos de São Pedro.

 

Em 1766, dando-se cumprimento à atividade moral, religiosa e intelectual da época, o Colégio dos Órfãos transformou-se em Seminário de São Joaquim e ganhou novas instalações: o prédio ao lado da Igreja de São Joaquim, onde hoje se encontra o Campus Centro.

 

Em 1837, Bernardo Pereira de Vasconcelos, Ministro do Império, apresentou à assinatura do Regente Pedro de Araújo Lima, Marquês de Olinda, o decreto que reorganizava completamente o Seminário de São Joaquim e mudava-lhe o nome para Imperial Collegio de Pedro Segundo, em homenagem ao Imperador menino, no dia de seu aniversário de 12 anos, em 02 de dezembro.

O Colégio foi inaugurado com a presença do imperador e de sua família, de todo o Ministério do regente e de outros signatários do Império. O primeiro Reitor do Colégio foi Frei Antonio de Arrábia, bispo de Anemúria.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


O colégio Pedro II, homenagem ao futuro imperador do Brasil, foi fundado em 2 de dezembro de 1837, mas a oficialização do decreto foi somente em 20 do mesmo mês e ano. Com a proclamação da república houve a alteração do nome do colégio para Instituto Nacional de Instrução Secundária e, depois, para Ginásio Nacional, mas no ano de 1911, após acordos judiciais, o colégio voltou a se chamar Pedro II.

Na época, os alunos do colégio já saiam com o diploma de Bacharel em letras e aptos a ingressar no ensino superior, seguindo o modelo e valores europeus, sendo o único colégio a conferir este título aos alunos formados. Além de apresentar um corpo docente de “peso” com nomes como, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, Barão do Rio Branco, e vários outros.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais