Buscar

Como calcular orçamentos de materiais na construção civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Vivian Botelho

1º você precisa saber o quatitativo de cada etapa;

2º o valor dos materiais aplicados exemplo por m² ou h/h;

Para fins de cáculo também pode usar a tabela SINAPI

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um orçamento bem feito tem as seguintes vantagens:

Saber exatamente o quanto será gasto;
Ajuda a programar os gastos em cada etapa da obra;
Proporciona a alteração de materiais para que o custo da obra caiba no orçamento;
Possibilita procurar por melhores descontos na compra de materiais e contratação de mão de obra;
Ajuda a planejar o início da obra (quando terá o dinheiro necessário disponível)

Antes de fazer o orçamento é preciso que algumas premissas sejam cumpridas, porque são os dados delas que vão alimentar o orçamento.

Para elaborar um bom orçamento, devem-se seguir os passos abaixo:

Levantamento de quantitativos: Deve ser feito um levantamento de quantitativos de todas as etapas a serem executadas, e materiais que serão utilizados como, por exemplo: quantitativo de estruturas, alvenarias, chapisco, reboco, pisos, revestimentos de parede, louças, metais, coberturas, forros, instalações em geral e áreas externas.

Fazer as CPUs: faça o roteiro com todas as CPUs (composições de preços unitários). Você pode consultar o TCPO ou utilizar softwares de orçamento (existem softwares gratuitos) ou, no caso de reformas, fazer o custo manualmente (material a ser gasto, mão-de-obra a ser gasta);

Montar os custos Indiretos: os custos indiretos são os custos de água, energia, telefone, transporte, combustível, mão-de-obra indireta, equipamentos, máquinas, aluguel, alimentação, etc. Geralmente esses custos são esquecidos, principalmente em reformas e construções menores, como quando um casal vai construir sua casa.

Montar o roteiro de orçamento: agora é hora de reunir as CPUs, inserir os quantitativos de cada serviço nas CPUs, inserir todos os custos indiretos. Em seguida, insira todos os impostos que incidem sobre os serviços e os encargos sociais (encargos sociais incidem apenas sobre a mão-de-obra). Some todos os valores dos custos e você terá o custo total da sua obra ou reforma.

Inserir BDI: o BDI é a Bonificação e Despesas Indiretas, também conhecida como LDI (lucro e despesas indiretas) é aonde está o lucro da obra. No caso de obras próprias não há esse item. O BDI pode ser de 10%, 20%, 30%, 40%, 100% dependendo do tipo de obra, cliente, e mercado. Essa etapa é a final para a montagem do preço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais