Buscar

Estrutura e função das glicosaminoglicanas da matriz extracelular

💡 5 Respostas

User badge image

Nicoly Les

Glicosaminoglicanos, também chamados glucosaminaglicanos ou glicosaminoglicanas são polímeros lineares longos, não flexíveis e com cadeias não ramificadas, e têm como base unidades dissacarídicas repetidas. São componentes de tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico do corpo e podem ser de diferentes tipos. Os GAG mais importantes são o sulfato de condroitina para cartilagens, ossos e córnea; sulfato de dermatane para derme e tendões; e sulfato de heparina para fígado, pulmões e artéria aorta. A principal função orgânica dos glicosaminoglicanos é reter a água nos tecidos e, desta maneira, mantê-los úmidos.

2
Dislike0
User badge image

Amanda

A matriz extracelular é uma rede estrutural complexa não celular, que rodeia e suporta as células do tecido conjuntivo. São as próprias células do tecido conjuntivo que segregam as diferentes moléculas que constituem a matriz extracelular. Assim sendo, a razão entre a porção celular do tecido conjuntivo e a matriz extracelular varia consoante o tipo de tecido conjuntivo e define a sua principal função e é uma combinação de colagénio, glicoproteínas não-colagénicas e proteoglicanos. Além de auxiliar na ligação das células para a formação dos tecidos, a matriz extracelular tem um papel importante no controle do crescimento e na diferenciação celular. Os proteoglicanos, glicosaminoglicanos, proteases e glicosidases desencadeiam eventos de sinalização celular, importantes nas interações célula-célula e célula-matriz, participando deste modo da integridade dos tecidos. A matriz extracelular apresenta várias funções, entre elas:

  1. Fornecer suporte mecânico e estrutural e conferir resistência à tração do tecido;
  2. Funcionar como uma barreira química;
  3. Regular as funções metabólicas das células que se encontram rodeadas pela própria matriz;

 Glicosaminoglicanos – São polímeros lineares compostos por unidades repetidas de dissacarídeos.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os glicosaminoglicanos (GAG) são componentes de tecidos conjuntivos. Eles representam 30% do material orgânico do corpo e podem ser de diferentes tipos. Os GAG mais importantes são o sulfato de condroitina para cartilagens, ossos e córnea; sulfato de dermatane para derme e tendões; e sulfato de heparina para fígado, pulmões e artéria aorta. A principal função orgânica dos glicosaminoglicanos é reter a água nos tecidos e, desta maneira, mantê-los úmidos.


Apresenta-se como um polímero linear, não flexível e com cadeias não ramificadas, que tem como base unidades dissacarídeas repetidas, isto é, a repetição de dois monossacáridos ao longo do polímero. As soluções de glicosaminoglicanos têm uma consistência viscosa que resulta da sua grande viscosidade e elasticidade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais