Buscar

A influencia tomista na formacao das primeiras assistentes sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Vânia Duarte

A Presença de Postulados Tomistas na Gênese do Serviço Social 


Para a compreensão do Serviço Social nos dias atuais, é relevante entendermos as bases históricas de seu surgimento, como ferramenta fundamental na formação da identidade destes profissionais, construídos perante as suas intervenções sociais como evidência o artigo de Claudia Neves da Silva,que faz um recorte histórico do período de 1936 a 1945. 
Em seu estudo a autora pretende esclarecer a “presença de postulados de Santo Tomás de Aquino no surgimento do serviço social e sua repercussão na teoria e na prática profissional das primeiras assistentes sociais” (SILVA, 2003).
A fonte deste estudo baseou-se em textos de filósofos e teólogos estudiosos de Santo Tomás de Aquino,através de artigos escritos por profissionais da revista serviço social de 1939 a 1952.

“Temos observado, em alguns profissionais e alunos do curso de Serviço Social, a presença de princípios cristãos em seus discursos, tais como justiça social, amor ao próximo, caridade, boa vontade, valores recebidos em seus processos de socialização os quais não são postos de lado no cotidiano da praticaprofissional”. (SILVA, 2003, p.87).

O estudo cristão foi marcado por Santo Tomás de Aquino, pois este fez uma ligação entre filosofia e teologia e razão e fé, e suas idéias tiveram grande significado para a formação das primeiras profissionais incorporando a discussão entre igreja e estado sendo suas idéias difundidas e largamente usadas por profissionais da época, servindo assim de base para aprofissão da área assistencialista. 
Analisando o discurso da época do surgimento da assistência social, verificamos a cobrança dos bons princípios que o individuo deveria ter, ou seja deveriam ser pessoas sem pecados, como jogos, vício entre outros fatores que levassem o individuo a se desvirtuar, deveriam ser pessoas equilibradas, e ter os princípios baseados pela fé e a razão, fatores pré determinantespara a felicidade eterna. A Igreja sente a necessidade de fazer um papel de intervenção com os trabalhadores e suas famílias, esse trabalho teria o papel de orientá-los no aspecto moral e religioso. “Os homens eram concebidos como seres criados à imagem e semelhança de Deus, e almejavam felicidade eterna, isto é Deus”. (SILVA, 2003). É importante perceber o papel importante que a igrejarepresenta nesse momento histórico, justamente pelo fato da sociedade estar sofrendo mudanças que eram conseqüências da 2° guerra Mundial e ditadura, a igreja faz a intermediação entre o povo e estado, e as assistentes sociais foram a carta na manga para fazer essa intermediação entre o povo brasileiro e a classe dominante, e sempre levando o discurso cristão, era determinante a busca por uma sociedadecristã, instituições de assistência social também surgem nesse momento. 

“O Serviço Social vai à causa das misérias e dos desajustamentos sociais, buscando os males em suas raízes; por isso mesmo é de ação curativa e preventiva. O assistido, o deficiente é elemento ativo no seu próprio reajustamento social. O Serviço Social não se limita a um auxilio paliativo, mas agindo sobreo individuo e a sociedade visa colocar o necessitado, tanto quanto possível, em condições normais de vida. O Serviço Social informado do amor de Deus e do próximo é em nossos dias a expressão mais alta da caridade cristã”. (CAMARGO, 1941, p.33).
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais