Buscar

Quais são os mecanismos de homeostasia ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Homeostasia (ou homeostase) é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.


É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.


A homeostase é garantida por processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo. Entre os principais mecanismos de controle homeostático, podemos citar aqueles que controlam a temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos, concentrações dos elementos do sangue etc.


O mecanismo de controle homeostático geralmente ocorre por meio de um feedback negativo. Quando isso acontece, o corpo tende a reverter a direção da mudança que está ocorrendo no corpo. Quando a taxa de glicose cai, por exemplo, há liberação de glucagon, que estimula, por sua vezm a liberação de glicose no fígado, o que faz a taxa aumentar.

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Vinício

TAMBM QUERO SABER!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais