Buscar

Explique quais os destinos do lactato produzido durante o exercício:

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O lactato é produzido pelo organismo após a queima da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico láctico). Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente. Daí, o organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício.


A produção de energia para a realização de um exercício físico se dá a partir da “quebra” de uma molécula de ATP (adenosina trifosfato), que funciona como o combustível para a contração muscular. Existem 3 mecanismos principais para produção dessa energia:

  1. Sistema do metabolismo anaeróbico alático (sistema ATP-creatina-fosfato), ou seja, sem a produção de lactato.
  2. Sistema do metabolismo anaeróbico láctico (glicólise), ou seja, que leva à produção do lactato.
  3. Sistema de metabolismo aeróbico, também sem a produção de lactato.

No metabolismo anaeróbico láctico, o lactato é o produto final da degradação da molécula de glicose (açúcar) utilizada para a produção de energia (ATP). Isso ocorre porque não há oxigênio (\(\text O_2\)) suficiente para que ocorra o sistema de metabolismo aeróbico.


Na realidade, o metabolismo anaeróbico láctico, com a produção do lactato, é o principal sistema de produção de energia que é utilizado em atividades físicas que têm duração relativamente curta, de \(30\) segundos a \(90\) segundos. O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.


Portanto, o lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/biomecanica/o-papel-do-lactato-no-exercicio/ Acesso em 12 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Luiz Felipe Rodrigues

Ele pode ser excretado na urina e no suor, tamponado pelo bicarbonato de sódio, oxidado e convertido em áciodo piruvico.

0
Dislike0
User badge image

PADRAO VIDA

contração muscular quando treina

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais