Buscar

simpático e paracinpatico

Qual a diferença do simpatico para o paracimpatico?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

O sistema nervoso autônomo, de maneira geral, se refere aos sistemas nervosos simpático e parassimpático. A unidade funcional primária dos sistemas nervoso simpático e parassimpático consiste de uma via motora formada por dois neurônios, um pré-ganglionar e um neurônio pós-ganglionar. O neurônio pré-ganglionar tem o corpo celular localizado no SNC, e o neurônio pós-ganglionar tem o seu corpo celular num gânglio autonômico.

No sistema nervoso simpático, os neurônios pré-ganglionares estão localizados nos segmentos torácicos e lombares altos da medula espinhal, fazendo com que ele seja também denominado de divisão toracolombar do sistema nervoso autônomo. Em contrapartida, os neurônios pré-ganglionares do sistema parassimpático são encontrados no tronco encefálico e na medula espinhal sacral, fazendo com que ele seja também denominado de divisão craniossacral do sistema nervoso autônomo.

Com relação à localização dos neurônios pós-ganglionares, no sistema simpático eles estão localizados nos gânglios paravertebrais ou no pré-vertebrais que se encontram a alguma distância dos órgãos-alvo. No caso do sistema  parassimpático, os neurônios pós-ganglionares são encontrados nos gânglios parassimpáticos que estão próximos ou mesmo localizados nas paredes dos órgãos-alvo.

A idéia generalizada de antagonismo entre os sistemas

Em geral, pode-se assumir que o controle exercido pelas divisões simpática e  parassimpática sobre muitos órgãos tenha um caráter antagônico. Porém, esta não é uma  generalização que possa ser considerada como uma regra, em relação aos controles  exercidos pelos sistema simpático e parassimpático. Desta forma, é mais correto afirmar  que estas duas divisões do sistema autônomo trabalhem de forma coordenada, ou seja,  em algumas situações eles agem de forma sinérgica e em outras atuam reciprocamente ,  no que se refere ao controle da atividade visceral.

Outro contraponto à idéia generalizada de que o sistema simpático age de forma  antagônica ao sistema parassimpático, é o fato de nem todos os órgãos receberem  inervação dos dois sistemas. A evidência desta afirmação pode ser verificada nos  músculos lisos, glândulas da pele e na maioria dos vasos do corpo. Nestes, a inervação é exclusivamente simpática. Apenas uma pequena fração dos vasos corpóreos recebem  inervação parassimpática.

A organização do sistema nervoso simpático

Os neurônios pré-ganglionares do sistema simpático encontram-se localizados,  preferencialmente, na coluna intermédio-lateral da medula espinhal em seus segmentos  torácicos e lombares altos.

Os axônios pré-ganglionares saem da medula espinhal pela raiz ventral entrando  num gânglio paravertebral através de um ramo comunicante branco.

Os axônios pós-ganglionares são distribuídos através de nervos periféricos até os  órgãos efetores, tais como os músculos piloeretores, vasos e glândulas sudoríparas.

De uma maneira geral, as fibras pré-ganglionares são fibras mielinizadas,  enquanto as pós-ganglionares são geralmente não-mielinizadas.

Em geral, os neurônios pré-ganglionares simpáticos distribuem-se para gânglios  simpáticos ipsilaterais. Desta forma, eles controlam a função autonômica do mesmo  lado do corpo. A exceção a esta regra é observada no intestino e nas vísceras pélvicas,  onde a inervação simpática é bilateral.

A organização do sistema nervoso parassimpático

Os neurônios pré-ganglionares estão localizados em vários núcleos de nervos  cranianos no tronco encefálico, bem como na região intermediária dos segmentos S3 e S4 da medula espinhal sacral; os neurônios pós-ganglionares encontram-se localizados próximo ou mesmo nas paredes das vísceras torácicas, abdominais e pélvicas.

Os neurônios pós-ganglionares parassimpáticos, que se projetam para as vísceras torácicas e de parte do abdômen, estão localizadas no núcleo motor dorsal do nervo vago e no núcleo ambíguo. Enquanto o núcleo motor dorsal do vago é amplamente secretomotor, o núcleo ambíguo é visceromotor (modifica a atividade do músculo cardíaco).

1
Dislike0
User badge image

Leilane Soares

Olá.

Existem várias diferenças.

O Simpático usa comp neutrasmissor a noradrenalina e atua a nível toraco-lombar, já o parassimpático usa a acetilcolina e atua a nível cranio-sacral.

O Simpático é associado a ações de "luta ou fuga", tais como taquicardia, dilatação de pupila, broncodilatação.

Já o parassimpático está associado a ações de "comer e relaxar" que é bradicardia, constrição da pupila, broncoconstrição, estímulo de secreções. 

Há diferença entre receptores que são no caso do simpático, adrenégicos, sendo alfa 1, alfa 2, beta 1, beta 2 e beta 3. 

No caso do parassimático, colinérgico, são N e M1, M2 e M3.

A análise desses receptores é importante para entender a ação de fármacos chave que atuam neles.

Espero ter ajudado. =D

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Lima

obrigado, me ajudou muito !
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais