Buscar

Circulação arterial do aparelho digestivo

💡 1 Resposta

User badge image

Rhayane Pascoal

Para a irrigação sangüínea do tubo digestivo, as artérias aprofundam-se nas paredes das vísceras, enviando uma série de ramos colaterais distribuídos entre os músculos, dos quais partem os vasos sangüíneos que vão formar um plexo arterial submucoso. Este termina em diminutas ramificações ao nível da mucosa.

Semelhante distribuição apresentam as veias, que formam uma rede submucosa e uma rede subperitoneal que conflui posteriormente nas grandes veias afluentes da veia porta.

As paredes do estômago são irrigadas por duas arcadas arteriais que acompanham as regiões conhecidas como a grande e a pequena curvatura do estômago. O chamado arco arterial da pequena curvatura é resultado da junção da artéria gástrica esquerda, um ramo do tronco celíaco, com a artéria gástrica direita, uma colateral da artéria hepática.

O arco arterial da grande curvatura, por sua vez, é formado pela artéria gastroepiploica esquerda, ramo da artéria esplênica, e pela artéria gastroepiploica direita. Já o duodeno é irrigado pelas artérias pancreaticoduodenais superior e inferior.

Alças intestinais

As alças intestinais possuem um mesentério próprio, ou seja, uma prega peritoneal que as mantém presas à parede posterior do abdome. Essas alças são irrigadas por artérias que nascem na artéria mesentérica superior.

Os ramos que partem para o cólon são três: artéria ileocólica, para a irrigação do apêndice vermiforme, ceco e primeira porção do cólon ascendente; artéria cólica direita, que irriga o cólon ascendente; e artéria cólica média, para o ângulo cólico direito e a metade direita do cólon transverso.

A metade esquerda e a porção superior do cólon descendente recebem os ramos da artéria mesentérica inferior, que acaba por se dividir no tronco da artéria sigmoidea.

A artéria hemorroidária superior anastomosa-se com a artéria hemorroidária inferior e média, e irriga a metade superior do reto.

A porção terminal do reto é vascularizada pela artéria hemorroidária média, ramo da hipogástrica, e pela hemorroidária inferior, ramo da pudenda interna

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais