Buscar

Qual o órgão competente para apreciar queixa-crime oferecida por deputado estadual contra um funcionário público federal que opôs " exceptio veritatis

questoes de direito processual penal - competência

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Paula Gomes

Em regra, quem julga a exceção da verdade é o próprio juiz competente para a ação penal privada. No entanto, se o excepto for uma autoridade que possua foro por prerrogativa de função, a competência para julgar a exceção será do Tribunal competente para julgar o excepto. 

A questão é complexa, porque envolve competência estadual, federal e por prerrogativa de função. Se a queixa-crime foi ajuizada contra o funcionário público por questão estranha às suas funções, é pacífico que a competência será do Tribunal de Justiça do local que abriga o foro privilegiado do deputado estadual. Porém, se foi em razão das suas funções, entende-se que, por envolver interesse da União Federal na causa, a questão deveria ser decidida pelo Tribunal Regional Federal, guardando simetria com o foro privilegiado do deputado estadual.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O órgão competente para julgar essa queixa-crime é o juiz estadual desde que o crime contra a honra seja alheio às funções do funcionário público federal, pois, se for relacionado a suas funções será competência do juiz federal. Já a exceção da verdade será julgada pelo Tribunal de Justiça que é o órgão competente, em regra, para julgar o Deputado Estadual em crimes segundo algumas Constituições Estaduais e o princípio da simetria. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais