Buscar

A CASA INICIADORA SEMPRE SERÁ A CÂMARA DOS DEPUTADOS?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Devido a opção do ordenamento jurídico brasileiro pelo bicameralismo, para a aprovação de quase toda espécie normativa é necessária sua análise pelas duas casas do Congresso Nacional: A Câmara dos Deputados, e o Senado.

Casa iniciadora é a casa (em regra a Câmara) onde é iniciado o trâmite de um projeto de lei, uma PEC (proposta de emenda constitucional) ou qualquer outro tipo de norma que precisa ser aprovado por ambas as casas. Ela é chamada iniciadora porque é lá que o processo de aprovação é iniciado. Uma vez aprovada na casa iniciadora, ela é remetida para a outra casa, conhecida como casa revisora (em regra o Senado), que vai revisar a decisão de aprovação tomada pela primeira casa.

Veja o que a Constituição dispõe sobre a elaboração de leis:

"Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar.

Parágrafo único. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.

Art. 66. A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará."

Como dito anteriormente, via de regra, a casa iniciadora é a Câmara dos Deputados, e a revisora, o Senado.

Exceção se dá quando o projeto de lei é proposto no Senado. Neste caso, o Senado Federal passa a atuar como casa iniciadora, e a Câmara funciona como casa revisora.

1
Dislike0
User badge image

Cristina Pedro

NÃO. PODERÁ SER O SENADO FEDERAL QUANDO O PROJETO FOR DE AUTORIA DE SENADOR.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais