Buscar

Quais os critérios utilizados para distinguir as formas de impugnação de uma decisão judicial?

💡 2 Respostas

User badge image

Gianluca camilo

Você pode adotar primariamente os autonomos(sucedanios) e recursos. 

Após tais distinções, você pode dentro dos recursos fazer uma distinção entre: Efeitos devolutivos e suspensivos; nos suspensivos há próprios"lege" e imprórpios "iudice".

Nos sucessadanios, você pode determinar aqueles que dependam de decisão judicial como: Ação recisória e querella nulitates e os que não dependam: Reclamação, MS.

 

Espero ter ajudado

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Os recursos são meios de impugnação de sentença que se dão em mesmo processo ou processo autônomo, mas que o legislador tratou como recursos. Em regra, a impugnação é endoprocessual, mas existe um recurso que forma demanda autônoma: o agravo de instrumento.

De outro lado, a ação autônoma de impugnação é aquela que gera outro processo autônomo e que difere dos recursos, pois possuem peculiaridades próprias, como o mandado de segurança e a ação rescisória.

Por fim, sucedâneos recursais são meios de impugnação que não forma demanda autônoma, mas o legislador não traz em rol taxativo de recursos, expressamente previstos na legislação processual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais