Buscar

calculo

(Desintegra¸c˜ao radioativa) Os ´atomos de uma substˆancia radioativa possuem a tendˆencia natural a se desintegrarem, emitindo part´ıculas e transformando-se em outra substˆancia n˜ao radioativa. Assim sendo, com o passar do tempo, a quantidade de substˆancia original diminui, aumentando, conseq¨uentemente, a massa da nova substˆancia transformada. Al´em disso, pode-se demonstrar que se no instante de tempo t = 0 a quantidade de mat´eria radioativa ´e igual a M0, ent˜ao no instante de tempo t > 0 a quantidade dessa mat´eria ser´a igual M(t) = M0e −kt , sendo k uma constante positiva que depende da mat´eria radioativa considerada. Em geral, para o c´alculo dessa constante k, ´e informado o tempo de meia vida tm da substˆancia radioativa: esse ´e o tempo para que metade da substˆancia radioativa se desintegre.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

O carbono 14, é um isótopo radioativo do carbono, formado na atmosfera devido ao bombardeio da Terra por raios cósmicos. Os seres vivos absorvem e perdem carbono 14 de modo que, em cada espécie, a taxa de carbono 14 também se mantém constante. Quando o ser morre, a absorção cessa mas, o carbono 14 nele existente continua a desintegrar-se. Este é exatamente o fato que usamos para determinar a idade de um fóssil ou de um objeto muito antigo feito de madeira. Para isto, precisamos saber que a meia-vida do carbono 14 é de 5570 anos.

Se sabemos que um certo elemento radioativo tem meia-vida igual a t0 (lê-se "t zero") unidades de tempo, isto significa que uma unidade de massa desse elemento se reduz à metade no tempo t0 ("t zero"). Sendo assim temos:

\(\begin{align} & \frac{\ln 10}{\ln 2}=\log {}_{2}10 \\ & \frac{\ln 10}{\ln 2}=3,3anos \\ \end{align}\ \)

Para encontrarmos a meia vida da amoestra devemos:

\(\begin{align} & MV=33600\cdot \left( \frac{\ln }{\ln \frac{4}{3}} \right) \\ & MV=80956anos \\ \end{align}\ \)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais