Buscar

Sobre vício redibitório

💡 2 Respostas

User badge image

Anderson Albuquerque

É o defeito oculto da coisa recebida que a torna inapropriada ao fim a que se destina ou que lhe diminui o valor. O adquirente poderá rejeitar a coisa ou requerer o abatimento do preço, devendo o alienante restituir-lhe o objeto adquirido com perdas e danos, caso tenha ciência do vício, ou somente o valor recebido, se não tiver conhecimento do defeito. Os prazos para requerer a redibição ou abatimento do preço são de 30 (trinta) dias, se a coisa for móvel, ou um ano, se imóvel.

 

Fundamentação:

Arts. 441 a 446 do CC

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Vícios redibitórios são os chamados vícios ou defeitos ocultos existentes em determinado bem, a ponto de reduzirem seu valor ou tornarem impróprio para uso.

Esses vícios podem gerar a rejeição da coisa ou o abatimento proporcional do valor, em caso de redução, mas a escolhe fica a critério do credor.

Ademais, se o vício não era conhecido pelo alienante, então deve ser restituído o que foi pago, além dos valores do contrato. Entretanto, se tinha conhecimento, mas omitiu, então deve restituir o valor do bem, as custas do contrato e perdas e danos.

O alienante permanece responsável ainda que a coisa pereça e, poder do adquirente, se ocorreu em razão do vício oculto.

Qual o prazo para alegar vícios redibitórios, com as consequências acima expostas? 

É decadencial e de um ano para bens imóveis e 30 dias para bens móveis, a contar da data de recebimento do bem. Se na data da efetiva entrega o adquirente já estivesse na posse, então o prazo é reduzido para 6 meses e 15 dias, respectivamente, ou seja, reduzido para a metade do prazo assinalado.

Mas se a natureza do vício redibitório só puder ser conhecida posteriormente, então se contará a partir da data da ciência do vício, no prazo máximo de 180 dias para bens móveis e 1 ano para bens imóveis.

O prazo pode ser suspenso na constância de cláusula de garantia, desde que denunciado ao alienante em até 30 dias a contar de seu descobrimento.

Normas legais: arts. 441 a 446, do CC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais