Buscar

PENAL 2

Pedro, que é comerciante, tendo sido convidado por seu amigo Marcos, funcionário público, a auxiliá-lo na subtração de determinadas peças que chegaram à sua repartição, prontamente aceita. Assim, ambos, aproveitando-se das facilidades decorrentes do cargo de Marcos, logram êxito na empreitada, sendo utilizada a Kombi de Pedro para o transporte de tais peças. Ante o exposto, consoante a teoria do domínio final do fato, é correto afirmar que a conduta de Pedro configura: "Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa."

💡 2 Respostas

User badge image

Erik Schaeppi

Pedro se configura como partícipe, na medida que somente auxilia Marcos com a utilização da kombi de Pedro para lograr êxito no fato, nesse caso a pena do art. 312 pode ser diminuida de 1/6 a 1/3.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A conduta de Pedro configura uma coautoria no crime de peculato (art. 312 do Código Penal). O crime de peculato é um crime próprio, pois, em regra, quem comete esse crime são os funcionários públicos. Entretanto, os crimes próprios admitem a coautoria desde que, o particular saiba que o outro agente é funcionário público. No caso em questão Pedro sabia que Marcos era funcionário público, logo a elementar contida no artigo 312 do Código Penal a ele se liga fazendo com que ambos respondam por esse crime. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais