Buscar

descreva a relação existente entre células canceriginas e as proteínas MDR.

💡 4 Respostas

User badge image

ana beatriz


Existem muitos mecanismos de resistência que podem ser encontrados em organismos patogênicos, isto é, organismos capazes de produzir doenças, tais como vírus e determinadas bactérias. Células cancerígenas podem apresentar vários destes mecanismos, e a combinação de mecanismos pode variar dependendo da linhagem celular.


Algumas dessas estratégias de resistência a drogas compreendem:

- Inativação da(s) droga(s) por modificação ou metabolismo das enzimas

- Alteração do alvo da ação da(s) droga(s)

- Redução da permeabilidade da membrana à(s) droga(s)

- Expulsão ou compartimentalização da(s) droga(s)

 

Alguns dos mecanismos supracitados conferem resistência a conjuntos de drogas específicas. No entanto, outros mecanismos permitem a aquisição de resistência a compostos citotóxicos não relacionados entre si (nem quimicamente nem quanto ao modo de ação) dando origem ao fenômeno conhecido como resistência a múltiplas drogas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

 A relação existente entre células cancerígenas e as proteínas MDR (Multiple Drug Resistance) se dá pela presença das proteínas MDR na membrana celular de células cancerígenas, fazendo com que a concentração de fármacos quimioterápicos utilizados para o tratamento da doença no interior da célula seja muito menor do que o necessário para que o tratamento seja efetivo, fator que é responsável alta ineficiência de certos tratamentos quimioterápicos em tipos específicos de câncer.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Foi usado conhecimento sobre citologia pare resolução da questão.


A relação existente entre células cancerígenas e as proteínas MDR (Multiple Drug Resistance) se dá pela presença das proteínas MDR na membrana celular de células cancerígenas, fazendo com que a concentração de fármacos quimioterápicos utilizados para o tratamento da doença no interior da célula seja muito menor do que o necessário para que o tratamento seja efetivo, fator que é responsável alta ineficiência de certos tratamentos quimioterápicos em tipos específicos de câncer.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais