Buscar

Qual a diferença entre antinormatividade e antijuridicidade?

No estudo da Teoria do Crime, dentro do fato tipico estudamos a tipicidade conglobante e encontramos a antinormatividade, e no estudo da ilicitude, ainda na Teoria do Crime, encontramos a antijurididade. Qual a diferença entre os esses dois conceitos?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabelle Vasconcelos

A antijuridicidade surge da antinormatividade (tipicidade penal) e da falta da adequação a um tipo permissivo, ou seja, da circunstância de que a conduta antinormativa não esteja amparada por uma causa de justificação.

A tipicidade penal implica a contrariedade com a ordem normativa, mas não implica a antijuricidade (a contrariedade com a ordem jurídica), porque pode haver uma causa de justificação (um preceito permissivo) que ampare a conduta.

A antijuridicidade pressupõe a antonormatividade, mas não é suficiente a antinormatividade para configurar a antijuricidade, pois a antinormatividade pode ser neutralizada por um preceito permissivo.

Em outras palavras: posto que a tipicidade penal implica a antinormatividade, a antijuridicidade com relevância penal pressupõe a tipicidade. Neste sentido, a tipicidade opera como um indício da antijuridicidade, como um desvalor provisório, que deve ser configurado ou desvirtuado mediante a comprovação das causas de justificação.

6
Dislike0
User badge image

Marta Rucelly Herbet

Que matéria interessante e de um preciosismo técnico peculiar e instigante.

Em rápidas linhas mais de essencial racionalidade e pragmatismo; eu posso afirmar que a ANTIJURIDICIDADE tem haver com a falta de não poder alcançar uma das causas de justificação contida no artigo 23 do Código Penal. Ou seja, todas as vezes que eu falar em ANTIJURIDICIDADE, estarei por consequência mencionando o Estado de necessidade, o Estrito cumprimento do dever legal, a Legítima defesa e o Estado de necessidade . Por outro turno quando falar em ANTINORMATIVIDADE ( TIPICIDADE CONGLOBANTE ), estarei me referindo a uma prévia e expressa normatização justificada, não como uma causa, mas por uma vontade legislativa. Deste modo a ANTIJURIDICIDADE precisa de uma valoração a ser considerada no caso concreto; enquanto que a ANTINORMATIVIDADE não. Exemplo de ANTINORMATIVIDADE é o clássico caso dos boxeadores que se enfrentam no ringue, causando lesão corporal mútua, mas tolerável por haver expressa e prévia previsão legislativa a respeito. Em outra quadra o Exemplo da ANTIJURIDICIDADE é a pessoa que atira em alguém em legítima defesa. Neste caso, a valoração desta atitude obrigatoriamente será a posteriori , uma vez que tal atitude reveste-se de extrema excepcionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais