Buscar

o que é casa grande senzala>]

💡 3 Respostas

User badge image

Paula Ramos Ferreira

Casa-Grande & Senzala é um livro do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre publicado em 1933.

Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como

a da senzala na complementação da primeira.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza. Em 1532, ele fundou o primeiro núcleo de povoamento, a Vila de São Vicente, no litoral do atual estado de São Paulo.


A Casa-grande deve ser pensada em diferentes perspectivas que de modo algum estão dissociadas. A primeira delas caracteriza um sistema administrativo relacionado à economia monocultura latifundiária, à formação do modelo de família patriarcal e procedimentos escravocratas que a acompanharam em diferentes partes da colonização portuguesa na América. A segunda revela uma permanência histórica, fundamentada em hierarquias políticas, estratificações sociais e privilégios senhorias que ainda persistem na sociedade atual.


A forma de moradia das populações escravizadas, conhecidas por senzalas, estavam diretamente relacionadas à casa-grande. Enquanto os senhores e suas famílias viviam sob a casa-grande, escravizados serviam a eles e moravam em habitações com poucos recursos e conforto. O intelectual destacava que tanto a casa-grande como a senzala representavam um sistema político, econômico, social e sexual. As relações que se davam entre essas duas esferas serviam para equacionar as diferenças gritantes existentes na sociedade.

0
Dislike0
User badge image

Milton Câmara

Um livro publicado em 1993 por Gilberto Freyre, que fala sobre as diferenças étnicas que ocorreram em nossa país durante o Brasil colônia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais