Buscar

O que é Direito?

Direito

💡 6 Respostas

User badge image

Fabrício Maia

Segundo a FGV em: (http://direitosp.fgv.br/node/314)

Direito é um conjunto de regras que disciplina diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na posição de pai, filho, herdeiro, empresário, proprietário, consumidor, empregado, contribuinte, cidadão, entre outras, temos direitos e deveres. O próprio Estado brasileiro, de acordo com nossa Constituição de 1988, deve obediência a regras jurídicas. Quando falamos em Direito, estamos falando do mundo das leis e da justiça, e o profissional do Direito deve ser qualificado não apenas para nos orientar dentro deste complexo emaranhado de normas, ou para nos ajudar a resolver conflitos, mas também para, junto com economistas, cientistas políticos, sociólogos etc., imaginar e propor intervenções legislativas que enfrentem os principais problemas brasileiros. 

1
Dislike0
User badge image

Sheylla Campos Campos

Olá bom dia...

Ótima tua pergunta, porém demais subjetiva. Bem de forma objetiva o Direito concerne ao conjunto de normas sbre o sistema  de conduta criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais: é o que os juristas chamam de direito objetivo. Este está alicerçado em nossa Constituição, contratos, atos inerentes a sociedade, nos costumes. 

1
Dislike0
User badge image

Sheylla Campos Campos

... tendo ainda no Direito vários acepções. PODENDO SER EXERCIDO POR QUALQUER CIDADÃO. O Direito quanto ciência jurídica é produto do Estado, este lembrando somos nós. ELE REGULA AS RELAÇÕES SOCIAIS . A este recorremos ao termos negados uma garantia, um dever obrigacional ou prestação seja por um a particualr ou pelo próprio Estado. Exercer O Direito quanto ação e ato social, significa ratificar nossa posição humana no espaço em que estamos inseridos, obedecendo este conjunto de regra, normas e condutas.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais