Buscar

Citologia

Qual o diagnostico laboratorial e diferencial do carcinoma in situ?

💡 2 Respostas

User badge image

Laryssa Capistrano

entre a multiplicidade de dermatoses sse obressaem as de natureza tumoral que seam benignas e malignas, o diagnóstico diferencial se destaca. Já as tecnicas laboratoriais considera-se possível maior precisão diagnóstica e melhor terapêutica para benefício dos portadores de neoplasias.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em Medicina é primordial a precisão diagnóstica para estabelecer prognóstico seguro e tratamento adequado. Dentre a multiplicidade de dermatoses sobressaem as de natureza tumoral, benignas e malignas, cujo diagnóstico diferencial se impõe. Lesões diversas podem simular o câncer cutâneo, fato, às vezes, devido puramente ao aspecto insólito, outras vezes, motivado pela evolução anormal ou por aspectos histopatológicos incomuns, como a hipercelularidade, mitoses numerosas e algumas atipias.


Fronteiras bem definida entre o pseudocâncer e o verdadeiro são de importância capital, exigindo, muitas vezes, a aplicação de técnicas laboratoriais mais sensíveis e de maior especificidade. Métodos de colorações, a microscopia eletrônica, a histoquímica, a imuno-histoquímica, os recursos da biologia molecular e sorológicos, o Soutern-blot, a hibridização in situ, a PCR, são exemplos que podem ser úteis para ampliar a acurácia diagnóstica.


No grupo do carcinoma verrucoso encontram-se lesões que foram anteriormente classificadas como papilomatoses pseudocarcinomatosas - carcinoma gigante de Buschke-Lowenstein, papilomatose oral florida, epitelioma cuniculatum. A evolução arrastada, o aspecto por vezes vegetante, a pronunciada acantose e, às vezes, mitoses atípicas em número reduzido explicam de certa forma a demorada conceituação. São considerados por muitos autores carcinomas de baixa malignidade. Há lesões que podem simular o melanoma, servindo de exemplo clássico o nevo de Spitz, inicialmente chamado de melanoma juvenil. Lesões residuais de nevos pigmentados eletrocoagulados parcialmente podem mostrar melanócitos atípicos passíveis de falsear imagem de malignidade.


Graças ao aprimoramento técnico-laboratorial, à atualização dos profissionais médicos, em busca do saber, consideram-se possíveis maior precisão diagnóstica e melhor terapêutica em benefício dos portadores de neoplasias.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962003000400001

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais