Buscar

Defina os seguintes termos: Metabolismo, Catabolismo, Anabolismo, Reações Endergônicas e Exergônicas ?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Pinheiro

Metabolismo:  conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. É por meio dele que o nosso organismo produz e gasta ATP (energia). A partir dessas reações que uma célula ou sistema podem transformar os nutrientes em energia, que será utilizada por elas para que se multipliquem, cresçam, movimentem-se... pode existir na forma anabpólica e catabólica.

Catabolismo: de ordem metabólica metabólica onde o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados, principalmente durante o exercício. Além de ter uma diminuição da massa magra, a pessoa terá redução de desempenho.

Anabolismo: ao contrário do catabolismo,ocorre o armazenamento de energia e a construção de novos tecidos. Um dos momentos em que isso acontece é logo após o treino. Se houver ingestão adequada de nutrientes, ocorre a síntese de proteínas dentro do tecido muscular, a partir dos aminoácidos. Dentre estes nutrientes necessários, destacamos proteínas e carboidratos, que têm papel fundamental no processo de fornecimento de aminoácidos.

Reações endergônicas (anabolismo) → que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes.

Reações exergônicas (catabolismo) → que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Metabolismo é todo conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Este processo é constituído por dois conjuntos de reações denominados de anabolismo e catabolismo. O anabolismo relaciona-se com a síntese de compostos orgânicos estruturais e funcionais, tais como proteínas de membrana, enzimas e hormônios. Já o catabolismo, por sua vez, envolve algumas reações que têm por função degradar substâncias orgânicas para obtenção de ATP, ou seja, para conseguir energia. 


Reações exergônicas, também conhecido como catabolismo, são reações  que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial de degradação dos nutrientes orgânicos. Já as reações endergônicas, ou anabolismo, são reações que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes.


Portanto metabolismo é todo conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem, o catabolismo são as reações químicas que degradam substâncias e o anabolismo  são as reações de síntese de compostos. As reações exergônicas são reações que liberam energia e as reações endergônicas absorvem energia.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/metabolismo.htm. Acesso em 07/09/2018

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais