Buscar

As mulheres passam por ciclos reprodutivos mensais (ciclos sexuais), que têm início na puberdade e, normalmente, continuam durante os anos reprodutivo


As mulheres passam por ciclos reprodutivos mensais (ciclos sexuais), que têm início na puberdade e, normalmente, continuam durante os anos reprodutivos. Estes ciclos envolvem a atividade do hipotálamo, no encéfalo, hipófise, ovários, útero, tubas uterinas, vagina e glândulas mamárias. Estes ciclos mensais preparam o sistema reprodutor para a gravidez. O gráfico mostra os níveis sanguíneos de hormônios sexuais durante o ciclo menstrual. Pode-se dizer que as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente: 

Ao hormônio folículo estimulante (FSH) e ao hormônio luteinizante (LH); a seta indica a menstruação.
Ao estrogênio e à progesterona; a seta indica a ovulação.
À progesterona e ao estrogênio; a seta indica a ovulação.
Ao estrogênio e à progesterona; a seta indica a menstruação.
Ao hormônio luteinizante (LH) e ao hormônio folículo estimulante (FSH); a seta indica a ovulação.

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Lopes

À progesterona e ao estrogênio; a seta indica a ovulação.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O ciclo menstrual feminino se conta do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao começo da próxima menstruação. A duração de cada ciclo varia para cada mulher, e pode modificar-se ao longo da vida da mulher.


A menarca (primeira menstruação) não tem uma idade certa para aparecer. Depende muito de mulher para mulher. Aparecer a menarca entre os 9 anos e 18 anos é normal (a partir dos 18 anos pode ser indício de doença).


O ciclo menstrual feminino ocorre todos os meses e em cada ciclo, o corpo está sendo preparado para uma gravidez. Cada mês, o endométrio (forro do útero) se engrossa e se prepara para acolher um óvulo fecundado.


Existe uma estreita relação entre o ciclo ovárico e o uterino. Efetivamente, sem ovários não há ciclo uterino. Com ovários reimplantados, em qualquer parte do corpo, o ciclo reinicia-se. Isto acontece porque o ovário atua sobre o útero através de hormônios que lança no sangue, não sendo por isso determinante a sua localização. Estes hormônios ovarianos - estrogênio e progesterona - atuam no útero comandando as transformações do endométrio, ou seja, o ciclo uterino.


Analisando o gráfico, temos que a linha azul (linha 1) representa o estrogênio. A linha laranja (linha 2) representa a progesterona. A seta indica a menstruação.


Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais