Buscar

como são as adaptações dos receptores somatossensorias?

💡 2 Respostas

User badge image

Ingrid Albuquerque

Os receptores não são capazes de sustentar um potencial receptor por um período prolongado, mesmo se o estímulo for duradouro.

Quando um estímulo se inicia, o potencial receptor atinge certa amplitude e logo decresce a um valor menor, que depois se torna estável. A este fenômeno chamamos adaptação. Esta propriedade dos receptores interfere bastante na capacidade de atuação destes.

Os receptores, quanto à adaptação, podem ser divididos em receptores de adaptação lenta, ou tônicos e receptores de adaptação rápida, ou fásicos.

Os receptores de adaptação lenta são aqueles cujo potencial receptor decresce pouco após atingir a amplitude proporcional ao estímulo, logo se estabilizando, e só cessando no momento em que o estímulo é interrompido. Esses receptores representam estímulos duradouros , já que o seu potencial receptor decresce pouco, após o início do estímulo, e pode continuar a gerar potenciais de ação com a permanência do estímulo, detectando assim a persistência do estímulo.

Os receptores de adaptação rápida são aqueles cujo potencial receptor decresce muito, e rapidamente, após atingir a amplitude máxima da resposta ao estímulo, podendo chegar à zero. Quando um estímulo é aplicado, obtém-se um potencial receptor de certo valor, que logo cessa, com a permanência do estímulo. Quando o estímulo é retirado, ocorre novamente um pico do potencial receptor, que logo cessa por completo. Esses receptores representam bem a sensação dos estímulos vibratórios. Eles respondem apenas no início e no final do estímulo, com picos de potencial receptor que cessam rapidamente. Nos receptores de adaptação rápida não há potencial receptor no espaço de tempo entre o início e o final do estímulo, não há resposta, portanto, à persistência do estímulo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Informações sensoriais são coisas que o cérebro coleta de seus sentidos que lhe dão informações sobre o mundo ao seu redor. Os cinco sentidos básicos são gosto , visão, olfato, audição e tato. A informação sensorial é coletada a partir de receptores sensoriais que estão localizados em todo o corpo (como células fotorreceptoras nos olhos para células receptoras de visão e paladar em sua língua para o paladar) e, em seguida, enviadas para o cérebro onde são processadas. Alguns exemplos de informações sensoriais são o cheiro de pão assado (cheiro), a sensação de um suéter de lã (toque), o sabor de uma maçã (sabor), uma música (audição) e uma pintura (visão).


Sensações surgem como percepção, mas então o cérebro deve organizar (ou seja, localizar, classificar e ordenar) todas essas sensações. Não é suficiente simplesmente receber uma sensação, devemos ser capazes de dar sentido a ela. Ouvir, por exemplo, é a recepção passiva do som.


Audição é o processo ativo que requer atenção, volição, motivação e, em seguida, a capacidade do cérebro de processar e dar sentido ao som que recebeu. Integração Sensorial é o termo que usamos para nos referirmos ao processo do cérebro de organizar as sensações para uso.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais