Buscar

administração estrategica

Quando a complexidade do mundo empresarial aumentou, a partir da década de 1950, a administração estratégica passou a receber atenção de maior abrangência nos meios acadêmicos e empresarial, exigindo perfil gerencial empreendedor, respostas rápidas e corretas à ação de concorrentes, redefinição do papel social e econômico das empresas e melhor adequação à nova postura assumida pelos consumidores. A administração estratégica, segundo Certo e Peter, citado por Sertek e outros (2011), é composta por uma série de passos: diagnóstico estratégico, planejamento, implementação da estratégia organizacional e controle estratégico.

Analise a descrição a seguir e assinale a alternativa correspondente.

“Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro, e na análise do ambiente interno, consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar  os pontos fortes e pontos fracos.

💡 6 Respostas

User badge image

Anderson Pereira

Diagnóstico estratégico

0
Dislike0
User badge image

jose silva

R==> Diagnóstico estratégico

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos para analisar a descrição apresentada no enunciado.


A administração das organizações pode ser dividida em três níveis de planejamento:

- Planejamento Administrativo: responsável pelo relacionamento e da integração que ocorrem dentro da organização. Realizado pelo Recursos Humanos e de Finanças.

- Planejamento Operacional: responsável pelas operações da empresa. Realizado pelo departamento de Compras, Vendas e Produção.

- Planejamento Estratégico: responsável por direcionar e adaptar a organização ao seu meio ambiente. Realizado pela Diretoria.

Para os planejamentos administrativo e operacional, a ciência da Administração tem desenvolvido várias técnicas, que contribuem para o aumento da eficiência das empresas. Ou seja, são alcançados os melhores resultados administrativo e operacional com o menor esforço ("fazer as coisas da melhor maneira").


Quanto ao planejamento estratégico (ou o caminho que a organização deve seguir), só recentemente tem recebido maior atenção por parte dos administradores, que têm procurado desenvolver técnicas que facilitem a condução a empresa na melhor direção possível.


O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma determinada empresa, analisa quatro fatores: dois fatores externos (oportunidades e ameaças) e dois fatores internos (pontos fortes e pontos fracos), o que caracteriza a denominada matriz SWOT.


Por meio dessa análise, é estabelecida uma direção para a organização, a fim de aproveitar as oportunidades e evitar riscos.


Resumidamente, o trecho “Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro, e na análise do ambiente interno, consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos” diz respeito à aplicação da matriz SWOT.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais